Sessão marca Dia do Agente Penitenciário

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2006 17h40, última modificação 14/06/2021 09h39
Diversos agentes penitenciários foram homenageados, na noite desta segunda-feira (13), no plenário da Câmara de Curitiba, por proposição do vereador Felipe Braga Côrtes (PMDB). A solenidade marcou a data municipal da categoria, comemorada no mesmo dia.
No discurso de saudação, Braga Côrtes destacou a importância da categoria para a sociedade. “É uma homenagem àqueles que desempenham uma função legítima e indispensável, levando-se em consideração que o primeiro contato do preso é com o agente penitenciário, seu elo com o mundo exterior”, afirmou.
O vereador também ressaltou as dificuldades da profissão. “Os agentes trabalham em ambiente extremamente desfavorável, em função do confinamento; em inferioridade numérica, sem portar qualquer tipo de arma, e necessitam de flexibilidade para tratar com presos possuidores de diversas culturas, anseios e necessidades, das mais variadas periculosidades”, enumerou.
Em seguida, Braga Côrtes homenageou três agentes penitenciários com diploma de votos de louvor, pelas ações em benefício da segurança. Maria Aparecida Amaro da Silva recebeu em seu nome e de sua filha, a agente penitenciária Rosângela Domingos da Silva, já falecida. Maria Aparecida Soares também recebeu de votos de louvor pelo seu marido, Luciano Aparecido Amancio, morto em serviço. Em nome dos agentes, Clayton Agostinho Auwerter, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, fez o agradecimento. “Nossa categoria não é acostumada a receber homenagens, porque há grande falta de reconhecimento da sociedade. Temos que conquistar respeito através do nosso trabalho. Por isso, há muito o que comemorar”, afirmou Auwerter, na tribuna da Casa.
Presenças
Da solenidade, que marcou o primeiro ano da lei que criou o Dia Municipal do Agente Penitenciário, participaram o coordenador geral do Departamento Penitenciário, coronel Honório Olavo Bortolini, representando o secretário de Justiça e da Cidadania do Paraná, Jair Ramos Braga; secretário executivo do Conselho Antidrogas da Secretaria de Justiça, Jônatas Davis de Paula; diretor da Penitenciária Central do Estado, Raul Leão Vidal e a diretora da Escola Penitenciária do Paraná, Lucia Gebran Beduschi.