Sessão marca data da comunidade luso-brasileira

por Assessoria Comunicação publicado 23/04/2010 17h45, última modificação 29/06/2021 09h25
O dia da comunidade luso-brasileira foi comemorado na noite desta quinta-feira (22), na Câmara de Curitiba, em sessão solene, por proposição do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Foram homenageadas diversas personalidades com descendência portuguesa. A cerimônia, no plenário do Palácio Rio Branco, rememorou o descobrimento do Brasil, a vinda dos imigrantes portugueses ao País e da Família Real, assim como costumes, cultura e outras heranças trazidas pelos lusos.
O discurso de saudação oficial foi feito pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), que destacou o bom relacionamento de Brasil com Portugal, ressaltando as origens, influência, cultura, história e formação do povo brasileiro a partir dos costumes portugueses. “Após 1808, houve crescimento econômico e cultural no Brasil muito mais intenso que antes, motivado pela chegada da Família Real”, lembrou Serginho. O Brasil é o principal País a disseminar a língua portuguesa no mundo. Na opinião do parlamentar, a comemoração da data representa um marco no relacionamento de duas nações diferentes que caminham juntas e têm os mesmos ideais.
Também usou a palavra Carlos António Páscoa Gonçalves, deputado da Assembleia da República de Portugal, que detalhou os 510 anos decorridos da chegada dos portugueses em terras brasileiras, que considerou “um fantástico movimento migratório”. Todo o processo migratório foi comentado, com início nos navios negreiros que traziam pessoas de Portugal. Posteriormente, foram as mulheres órfãs, para suprir a falta de mulheres aos portugueses que aqui estavam, substituídas mais tarde pelas índias. Em 1808, chegaram 15 mil nobres e indivíduos da alta sociedade e somente em 1930 as imigrações caíram, pois, segundo Gonçalves, os brasileiros já supriam as necessidades. O deputado português comemorou a união de dois povos irmãos e considerou que “somente unidos podemos demonstrar efetivamente nossa força.”
Após a entrega dos diplomas de louvor aos 31 homenageados presentes, o presidente da Câmara do Comércio Brasil Portugal do Paraná, José Brandão Coelho, ocupou a tribuna para dizer que estava muito emocionado com a solenidade, agradecendo a Câmara pelo evento. Para ele, é mais uma prova de que as relações entre Brasil e Portugal estão melhores do que nunca.
Além de Tito Zeglin (PDT), que presidiu a solenidade, prestigiaram a homenagem Regina Celia Carnellos, representando o vice-cônsul de Portugal em Curitiba; Amilcar Fernandes Silva, presidente da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro; João Edson Alves Camargo Gomes, representando a presidente da Associação Comercial do Paraná, Ivani Tortato Slomp Rodrigues; Victor Manoel Gonçalves Barbosa, cônsul honorário do Reino da Dinamarca e da Noruega, e Angelo Batista, superintendente da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e ex-vereador.
Homenageados
Receberam diploma de louvor Adriana Beigel, Alexandre Teixeira, Álvaro Calado de Oliveira, Antonio Morozowski, Arno Marco de Campos, Carlos Alberto Martins de Oliveira, Carlos António Páscoa Gonçalves, Celina Fiamoncini, Emílio Carlos Boschilia, Ericson Luiz Wasvaski Reichter, Gastão Lima, Gladys Gama França, Hellinton Bettes, Iliane Maria Coura, João da Aparecida Pereira, João Ribeiro da Costa, Joaquim Nunes Cancela, José Pedro Cardoso da Silva, Lia Dias Marchi, Liliana Isabel da Silva Reichter, Luciano Pereira Batista, Luis Gustavo Barreto Ferraz, Maria Luiza Andreazza, Mitue Ishikawa Martins, Nei Batista da Silva, Paulo Beigel, Roedil Caetano Roy, Sinval Zaidan Lobato Machado, Waldemir Kurten, Wolney de Sousa Carmo e Zélia Maria Nascimento Sell.