Sessão marca 90 anos da Gazeta do Povo

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2008 20h05, última modificação 22/06/2021 09h42
A Câmara Municipal de Curitiba prestou homenagem, na tarde desta quarta-feira (3), aos 90 anos do jornal Gazeta do Povo. Diretores, funcionários, jornalistas, autoridades municipais e estaduais estiveram reunidos no plenário da Casa para a solenidade, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Derosso e o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), propuseram a homenagem. A Gazeta do Povo conquistou conceito e tradição no Paraná e, desde 2000, integra a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que tem mais de dez veículos em todo o Estado.
Interatividade
Mario Celso fez a saudação oficial à vice-presidente do jornal, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, e às equipes dos diversos jornais, rádios e emissoras presentes à cerimônia. Para o líder do prefeito, “são inúmeros os itens destacáveis deste veículo, que contribuiu para a história do Paraná e da capital, acompanhou os compassos e descompassos da Nação e tornou-se um dos mais tradicionais da formação da opinião pública.” Mario Celso, que também é jornalista de formação e comunicador por excelência de rádio e televisão, falou sobre aspectos sociais e técnicos que se sobressaem na interatividade da Gazeta do Povo com seus milhares de assinantes. Afirmou que “a criação da RPC trouxe também outras valorosas contribuições para a sociedade paranaense, como recentemente, na TV, a era digital.” Referindo-se aos fundadores do jornal e dirigindo-se à sua representante, jornalista Juril Carnascialli, agradeceu a iniciativa empreendedora “daqueles que acreditaram num futuro de desenvolvimento e assumiram a responsabilidade de bem informar a nossa sociedade.”
Agradecimento
Ana Amélia Filizola recebeu diploma de homenagem das mãos do presidente da Câmara e dos demais vereadores, agradecendo o reconhecimento do Legislativo ao jornal. Após a solenidade, parlamentares e presentes no plenário cumprimentaram o grupo que comanda a RPC pelos 90 anos de tradição e credibilidade.
História
O jornal Gazeta do Povo, fundado em 3 de fevereiro de 1919, completará em 2009, nesta data, 32.850 edições. A rede que agora comanda o jornal, criado em novembro de 2000, continua primando pelo objetivo de oferecer informação com credibilidade e ética. Atualmente, a RPC é composta pelos jornais diários Gazeta do Povo e Jornal de Londrina, além de oito emissoras de TV (afiliadas à Rede Globo), duas rádios e um portal de internet.