Sessão marca 80 anos do Asilo São Vicente de Paulo

por Assessoria Comunicação publicado 09/05/2007 20h25, última modificação 16/06/2021 08h41
A Câmara de Curitiba realizará sessão solene nesta quinta-feira (10), às 20h, para homenagear o Asilo São Vicente de Paulo pelos 80 anos de fundação. A solenidade é uma proposição de diversos vereadores, por sugestão de André Passos (PT). “Prestamos este tributo pela mobilização que a instituição e seus parceiros vêm desenvolvendo em benefício da pessoa idosa carente, oferecendo mais qualidade de vida e bem-estar”, afirma Passos.
Segundo os parlamentares, o asilo é reconhecido como modelo, tendo conquistado, ano passado, o primeiro lugar na modalidade Programas Exemplares do Concurso Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real, e destacando-se entre os 180 programas inscritos.
História
O Asilo São Vicente de Paulo foi fundado em 30 de outubro de 1926, pelo governador Bento Munhoz da Rocha, para desenvolve trabalhos assistenciais com crianças, adultos e idosos. Na década de 80, o atendimento se restringiu ao público feminino, devido ao grande número de pessoas atendidas e a pequena quantidade de funcionários.
Após 78 anos sendo administrado pelas Irmãs Passionistas, em 2004 teve sua gestão transferida para a Fundação Educacional Itaqui, com superintendência do Padre Pedro Bertolini, que trouxe uma visão mais integrada em atendimento ao idoso. A partir daí, passou a oferecer três modalidades de programas de atendimento: o sistema de Longa Permanência, que engloba o Lar Nossa Senhora das Flores, para as idosas sem qualquer tipo de dependência física; o Lar São José, destinado às que possuem algum tipo de dependência, e o Lar São Vicente de Paulo, que abriga as idosas que carecem de acompanhamento diferenciado.