Sessão marca 65 anos do Colégio Lisymaco Ferreira da Costa

por Assessoria Comunicação publicado 05/12/2011 16h15, última modificação 13/08/2021 08h08
Sessão solene alusiva às comemorações dos 65 anos do Colégio Estadual Lisymaco Ferreira da Costa foi realizada na noite da última sexta-feira (2), no plenário da Câmara de Curitiba. A iniciativa atendeu proposição do primeiro-secretário, vereador Celso Torquato (PSDB). A cerimônia foi comandada pelo primeiro vice-presidente em exercício, vereador Tico Kuzma (PSB), e contou com a participação de autoridades, familiares e amigos dos agraciados.
“Estamos reunidos nesta noite para comemorar uma data muito especial para nossa cidade: os 65 anos de atividades do colégio professor Lysimaco Ferreira da Costa”, disse Torquato, lembrando que a unidade é referência de qualidade de ensino na cidade e um marco no bairro da Água Verde, tendo formado e educado milhares de alunos ao longo dos anos. Atualmente, conta com cerca de 1,5 mil estudantes de ensino fundamental e médio, 60 professores e 30 funcionários administrativos. “Mais do que simplesmente uma instituição que transmite conhecimentos, notabilizou-se em educar pessoas, em formar cidadãos”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que o conhecimento científico é importante, mas seria pouco útil sem os valores cristãos, a ética, a moral e o respeito. Esses valores fazem parte do currículo do colégio desde sua fundação. O vereador discorreu também sobre a vida do fundador da escola, professor Lisymaco, que ocupou vários cargos de destaque. Entre eles, o de diretor da Escola Normal e da Caixa Econômica Federal no Paraná, além de ser fundador do Banestado.
Afirmou que, “nesses 65 anos, passaram muitos educadores pelo colégio e que gostaria de prestar uma homenagem a todos eles na pessoa do atual diretor, o professor Marconi Burgath, que há muitos anos desempenha a função.
Celso Torquato ainda lembrou que estudou na instituição durante vários anos e que ali começou sua vida política como presidente do grêmio estudantil.
Tradição
“O objetivo da educação é tornar as pessoas felizes”, disse a pedagoga Selva Regina Wollf Wahrhaftig, em seu pronunciamento. Ela falou da construção do edifício que abriga a instituição e sua importância para o bairro Água Verde, comentando sobre os inúmeros alunos que por ali passaram e que hoje ocupam diversos cargos de destaque na sociedade, como Torquato. Encerrou reafirmando a tradição da escola e agradecendo aos parlamentares pela homenagem.
Também a professora Elaine de Lourdes Pereira Oliveira usou a tribuna para agradecer a deferência. Disse que Torquato tem um coração sensível e uma mente brilhante, pois lembrou de homenagear uma instituição de ensino. “Quem educa oferece esperança e fé. Educar é uma forma sublime de amor”, ressaltou.
Dificuldades
“Enfrentamentos, desequilíbrios, apoio, confiança e estímulo não nos faltaram durante esses oito anos em que estive na direção do Lisymaco”, disse o diretor Marconi Burgatha, externando sua emoção, pois a homenagem “é um momento de jubilo para toda a equipe do colégio. É o reconhecimento do compromisso com a educação de qualidade que a instituição sempre buscou”. Para o professor, a educação é uma tarefa árdua e contínua e o Lisymaco sempre buscou um processo evolutivo para poder trabalhar em sintonia não só com seus alunos, mas também com os pais.
Além dos professores citados, prestigiaram o evento a diretora auxiliar do colégio, Rosane Ferreira da Silva Vieira; a professora Simone Muller, da prefeitura de Curitiba; o chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Maurício Pastor; a diretora de Políticas de Programas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação, Fernanda Scaciota Simões, entre outros.