Sessão marca 30 anos da Adevipar

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2009 18h45, última modificação 24/06/2021 08h18
A Câmara de Curitiba realizou, na noite desta segunda-feira (25), sessão solene em comemoração aos 30  anos de fundação da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que propôs a homenagem, e abrilhantada pelo coral da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“O confronto de ideias, opiniões e a polêmica são básicos para o aprimoramento de ações em qualquer atividade”, disse o presidente, ao saudar a entidade. Derosso lembrou a criação da associação, destacando os desafios enfrentados e as superações graças ao esforço, tenacidade e trabalho de seus integrantes. Falou, ainda, que a Adevipar conseguiu inserir no mercado de trabalho muitos profissionais que estão se destacando por sua competência  e responsabilidade. “Muitas famílias hoje bem estruturadas, vivendo com dignidade, têm essa condição através de ações da Adevipar”, salientou, acrescentando que “surgiram novas entidades, mas, por sua tradição e seriedade, a Adevipar é considerada sustentáculo na defesa, orientação e apoio aos deficientes visuais.”
Agradecimento
José Juarez Martins, presidente da entidade, agradeceu os amigos, entre os quais citou diversos vereadores, “que participaram da nossa luta.” Segundo ele, o deficiente em Curitiba  viveu duas fases: antes e depois da criação da Adevipar. “Nós não temos segmento político. Estamos abertos a todos que quiserem contribuir com nossa causa”, afirmou, destacando que os parlamentares fazem de Curitiba uma cidade acessível para esta parcela da população.
Prestigiaram o evento o secretário do Governo Municipal, Rui Hara; o presidente do Instituto Paranaense dos Cegos, Manoel Cardoso dos Passos; Carmem Lucia Debbus, da Secretaria Municipal da Educação, e Diorlanda Stoco, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, entre outros.