Sessão homenageia Mulheres Empreendedoras de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2015 22h10, última modificação 30/09/2021 06h56
Em solenidade na noite desta quarta-feira (8), a Câmara Municipal entregou o prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba, em reconhecimento àquelas que tiveram destaque em sua área de atuação. A honraria é concedida com base na lei municipal 12.191/2007, às mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo à frente de empresas, cooperativas, clubes de trocas e associações, tanto nas áreas da indústria, artesanato, comércio ou serviços. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC).

Durante discurso de saudação, Tito Zeglin (PDT) frisou a importância do exemplo de sucesso das empreendedoras curitibanas, a fim de que sirvam de inspiração para outras mulheres que queiram abrir seu próprio negócio. “A mulher atual nos ensina como é possível exercer a liderança sem os ranços machistas do autoritarismo e da opressão”, acrescentou.

Em nome das homenageadas, Giseli Mantovani Pinheiro agradeceu o reconhecimento prestado pela Câmara Municipal aos esforços empenhados pelas mulheres. “A partir do momento em que puderam fazer suas vozes serem ouvidas, as mulheres transformaram significativamente as próprias vidas e a vida das comunidades a que pertencem”, exaltou.

Além de amigos e familiares, acompanharam a solenidade a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Gina Paladino; a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro; a coordenadora do Conselho da Mulher Executiva, Maria Cristina Coutinho; a tenente da Polícia Militar, Michele de Paula Trindade Sensolo; a major intendente do Cindacta II, Rafaella Suzin;  Rafaela Marchiorato Lupion Mello, representando Eduardo Sciarra, Chefe da Casa Civil do Paraná; Nemecio Muller, representando Cida Borghetti, vice-governadora do Paraná; e o ex-deputado federal e ex-vereador Fabiano Braga Côrtes.

Abaixo segue a relação das homenageadas pela Câmara Municipal e os respectivos proponentes:

Amalia Moreiras (La Morita), indicada pela vereadora Dona Lourdes (PSB): nascida em Buenos Aires, a bailarina iniciou seus estudos aos oito anos de idade na Escola Nacional de Danças. Em 1964, passou a se dedicar à arte espanhola, especializando-se em danças regionais. Em 1988 formou a escola Ballet Espanhol Flamenco La Morita y Santa Ana, que atualmente está instalada na Academia Oito Tempos.

Anita Paetzold, por Pedro Paulo (PT): tradicionalista, foi consulesa pelo Rio Grande do Sul, devido à sua dedicação pela divulgação da cultura e tradição gaúcha. Em 2005, atuou como patroa do Centro de Tradições Gaúchas 20 de Setembro. Atualmente desenvolve as funções de 1ª SOTA Capataz, como tesoureira da instituição.

Célia Maria Kusma Hoffmann, por Tito Zeglin: atua há mais de 20 anos na área educacional. É proprietária do Centro de Educação Infantil Cor e Vida, no bairro Novo Mundo, onde atende crianças na faixa etária de 4 meses a 5 anos de idade.  Uma de suas prioridades é a qualidade de ensino e o zelo pelo bem-estar das crianças, ao proporcionar ambientes que incentivem a criatividade, a alegria e a interação social.

Clarice Skarbek, por Julieta Reis (DEM): com graduação em administração, é responsável pela gestão das empresas Terranova e Segredos da Cor, com atuação na assessoria, consultoria e marketing para artistas plásticos, designers e artesão. Promove a exposição, divulgação e comercialização de produtos artesanais e peças decorativas.

Elza Jacob Bretas, por Felipe Braga Côrtes (PSDB): administra há 20 anos a Associação Comunitária do Guabirotuba. Coordena a realização de bazares e bingos beneficentes, artesanato, aulas de violão e informáticas, além de apoio à terceira idade. Participa como conselheira da Unidade de Saúde Vila São Paulo e do Conselho de Segurança do Guabirotuba.

Gabriela Vilar de Carvalho, por Paulo Rink (PPS): Chef de Cozinha e restaurateur, é proprietária do Quintana Café e Restaurante. Formada em hotelaria pela faculdade suíça Les Roches, especializou-se no setor de alimentos e bebidas. Embaixatriz do movimento Gastronomia Responsável, atua também como conselheira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Gisele Mantovani Pinheiro, por Tico Kuzma (PROS), graduação em letras e pedagogia, é proprietária e diretora da Escola Sonho Meu e da Escola Amplação. Preocupada com o aluno e sua formação para o mercado de trabalho e para a vida acadêmica, investe no ensino bilíngue e na metodologia digital, tornando suas escolas ambientes sem fronteiras para a aprendizagem.

Mirair Machado Hofmann, por Toninho da Farmácia (PP): empreendedora, iniciou suas atividades em 1978, como proprietária de uma lanchonete localizada na Vila Acordes, no Pinheirinho. Em seguida, adquiriu uma pequena loja de materiais de construção. Em 1993, definitivamente mudou de ramo e inaugurou a loja Galmac Materiais de Construção, onde comercializa uma grande variedade de produtos.

Tania Mara Dolci, por Ailton Araújo: proprietária da Empresa D@L Tecnologia, iniciou suas atividades em 2008 com a comercialização de equipamentos eletrônicos. Empreendedora, em 2012 redefiniu os objetivos da empresa, e especializou-se no segmento de automação bancária, oferecendo ainda serviços de assistência técnica e manutenção de equipamentos eletrônicos para bancos e empresas transportadoras de valores.

Todas as fotos da sessão podem ser conferidas no Flickr da Câmara Municipal.