Sessão homenageia 73 anos do 20º Batalhão de Infantaria Blindado

por Assessoria Comunicação publicado 08/10/2015 09h25, última modificação 04/10/2021 09h08

Na próxima sexta-feira (9), a Câmara Municipal realiza solenidade em homenagem aos 73 anos do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) Sargento Max Wolf Filho. Por iniciativa do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), serão reconhecidos os trabalhos realizados nas missões de pacificação em cidades como o Rio de Janeiro, nos morros do Alemão, Penha e Maré, além da dedicação à Missão das Nações Unidas em favor do Haiti, conhecida como Minustah. O evento acontece no Auditório do Anexo II, às 14h30.

“O 20º BIB intensificou nos últimos anos as atividades em missões de paz e de pacificação, com grande reconhecimento perante diversos países e entidades importantes no mundo, como a Organização das Nações Unidas (ONU). É fundamental valorizarmos a dedicação do batalhão e o trabalho incansável das tropas nestas operações”, explica Braga Côrtes.

História
O 20º Regimento de Infantaria (RI), que deu origem ao 20º BIB, foi criado pelo decreto-lei n.º 4.794/1942 e, provisoriamente, instalado na Praça Rui Barbosa. Em abril de 1943, foi transferido para o bairro do Bacacheri.

Para melhorar sua estratégia, o 20º RI foi dividido em três Batalhões de Infantaria e distribuídos entre Curitiba, onde ficaram o 1º e 2º Batalhões, e a sede do 3º Batalhão ficou em Joinville, no estado de Santa Catarina.

Durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de cumprir missões de segurança do litoral brasileiro, o 2º Batalhão foi deslocado para Paranaguá e o 3º Batalhão para o município de Itajaí, em Santa Catarina. Até 1946, as unidades permaneceram nestas cidades, mas após isso o 2º Batalhão retornou para a sede original e o 3º foi extinto.

Em homenagem ao militar falecido em combate durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1994, Batalhão de Infantaria passou a ser denominado de "Batalhão Sargento Max Wolf Filho”.