Servidores visitam a Câmara de Joinville
“Quanto mais legislativos municipais tiverem o certificado de qualidade, mais credibilidade terão e serão mais fortes. Na realidade, o certificado não vai mudar a forma de trabalhar, mas a forma como seremos vistos pela população.” A opinião é do gestor de qualidade da Câmara de Vereadores de Joinville, psicólogo Clóvis Donizete Alves, que recebeu, nesta terça-feira (21), grupo de servidores da Câmara de Curitiba, coordenados pelo diretor contábil e financeiro, Eponino Macuco Neto.
A finalidade da visita à cidade foi buscar maiores informações para a implantação da ISO 9001 no Legislativo curitibano, uma vez que a Câmara de Joinville tem implantado o programa de qualidade desde 2006.
Procedimentos
Segundo o gestor, foi necessário definir procedimentos padrões para todos os setores, incluindo os gabinetes. “Ouvimos todas as áreas para que fosse atingida a satisfação interna, pois cada área tem suas funções específicas. E, como o nosso produto é a lei, procuramos ouvir as pessoas que visitam a Casa para também auferir a satisfação do cidadão”, disse, lembrando da dificuldade do processo de mudança, uma vez que foi imperativo. “Quebrar resistência é muito complicado, mas aos poucos conquistamos os servidores, através da conscientização sobre a importância de um sistema de qualidade”, informou.
Benefícios
O programa, estabelecido por projeto de resolução, levou dois anos para ser implantado, com auditorias semestrais e com o escopo bem definido, abrangendo o Poder Legislativo como um todo. “Com a manutenção de uma manual de qualidade, garantindo um padrão mínimo de organização, e com pelo menos um servidor em cada gabinete que entende das normas, conseguimos que todos trabalhem no mesmo padrão”, disse.
Para Clovis Alves, a implantação da gestão de qualidade trouxe uma melhoria sensível, especialmente no caso do Plano de Cargos e Salários, definindo que as divisões fossem ocupadas por servidores efetivos, assim como alguns cargos de diretoria. “Hoje, temos uma câmara bastante disciplinada, com 29 procedimentos implantados. O que não estiver em conformidade com as determinações é detectado na auditoria interna feita pelos próprios servidores, com ações corretivas e preventivas. Se todos estiverem unidos em torno de uma causa, é possível a certificação e também a sua manutenção. Manter o certificado é muito mais difícil do que ser certificado”, concluiu o gestor da qualidade.
Os servidores da Câmara de Curitiba, que também foram recebidos na diretoria financeira, conheceram o funcionamento de diversos setores da Câmara de Vereadores de Joinville.
A finalidade da visita à cidade foi buscar maiores informações para a implantação da ISO 9001 no Legislativo curitibano, uma vez que a Câmara de Joinville tem implantado o programa de qualidade desde 2006.
Procedimentos
Segundo o gestor, foi necessário definir procedimentos padrões para todos os setores, incluindo os gabinetes. “Ouvimos todas as áreas para que fosse atingida a satisfação interna, pois cada área tem suas funções específicas. E, como o nosso produto é a lei, procuramos ouvir as pessoas que visitam a Casa para também auferir a satisfação do cidadão”, disse, lembrando da dificuldade do processo de mudança, uma vez que foi imperativo. “Quebrar resistência é muito complicado, mas aos poucos conquistamos os servidores, através da conscientização sobre a importância de um sistema de qualidade”, informou.
Benefícios
O programa, estabelecido por projeto de resolução, levou dois anos para ser implantado, com auditorias semestrais e com o escopo bem definido, abrangendo o Poder Legislativo como um todo. “Com a manutenção de uma manual de qualidade, garantindo um padrão mínimo de organização, e com pelo menos um servidor em cada gabinete que entende das normas, conseguimos que todos trabalhem no mesmo padrão”, disse.
Para Clovis Alves, a implantação da gestão de qualidade trouxe uma melhoria sensível, especialmente no caso do Plano de Cargos e Salários, definindo que as divisões fossem ocupadas por servidores efetivos, assim como alguns cargos de diretoria. “Hoje, temos uma câmara bastante disciplinada, com 29 procedimentos implantados. O que não estiver em conformidade com as determinações é detectado na auditoria interna feita pelos próprios servidores, com ações corretivas e preventivas. Se todos estiverem unidos em torno de uma causa, é possível a certificação e também a sua manutenção. Manter o certificado é muito mais difícil do que ser certificado”, concluiu o gestor da qualidade.
Os servidores da Câmara de Curitiba, que também foram recebidos na diretoria financeira, conheceram o funcionamento de diversos setores da Câmara de Vereadores de Joinville.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba