Servidores recebem certificado sobre leis orçamentárias
A Câmara Municipal e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) entregaram, na manhã desta sexta-feira (7), o certificado de conclusão para os alunos que realizaram o curso sobre leis orçamentárias, ministrado pelo Imap. Ao todo, foram 20 participantes entre vereadores, assessores parlamentares e pessoal efetivo do Legislativo.
Para o presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), o trabalho das assessorias parlamentares e da administração da Câmara deve ser valorizado. “Somos os representantes do povo, mas não sabemos de tudo. Por isso, é fundamental termos o apoio dos gabinetes e dos servidores da Casa”, declarou Salamuni.
Serginho do Posto (PSDB), que também fez o curso, considera proveitosa a parceria firmada entre a Câmara Municipal e o Imap, com o objetivo de dar capacitação aos servidores para a análise das leis orçamentárias. “É mais um estímulo para o gabinete parlamentar, já que o trabalho realizado pelas assessorias reflete diretamente nas atividades do plenário”, afirmou.
Capacitação
O significado dos números apresentados nas leis orçamentárias foi comentado pelo assessor parlamentar Rogger Cunha. “Saí da iniciativa privada sem ter nunca entrado em contato com o setor público. O curso foi esclarecedor no sentido de desmistificar os números frios, que pouco dizem no papel, mas que representam muito para a cidade”, declarou Cunha.
Para a analista de comissões, Heloise Altheia, o curso colaborou para esclarecer todo o processo desde o recebimento de emendas até sua inclusão na lei orçamentária. “Tivemos um panorama sobre políticas públicas, além de conhecer todas as etapas para elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual”, disse.
Segundo o vereador Pedro Paulo (PT), o objetivo da Câmara é estabelecer parcerias com o Imap para oferecer cursos aos integrantes da Escola do Legislativo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba