Servidores estudam redação oficial na Escola do Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2014 15h15, última modificação 23/09/2021 08h08
Mais de sessenta servidores, entre pessoal da administração e de gabinetes, participaram de um minicurso sobre redação oficial, na Câmara de Curitiba, nesta quinta-feira (24). O treinamento, que faz parte das atividades da Escola do Legislativo, foi ministrado por Carlos Barbosa, redator lotado na Divisão de Redação. Segundo ele, o objetivo é promover a reflexão sobre a prática da escrita que, apesar de cotidiana, gera dúvidas.

“Existe um mito de que ninguém conhece a língua portuguesa e que não se sabe escrever corretamente. Esse curso permite compartilhar com os demais funcionários os conhecimentos sobre o idioma e as formas de escrever”, explicou Barbosa.

Foram apresentados aos participantes conceitos e características da linguagem e da redação oficial. Também foram propostos exercícios de prática de leitura e de produção de textos. Para Fernanda Macedo, analista às comissões, a atualização profissional ajuda no desenvolvimento das atividades diárias no Legislativo. “Nas comissões, por exemplo, trabalhamos muito com a redação de atas sobre as reuniões dos colegiados.   O curso foi bastante prático e contou com um material didático de boa qualidade”, relatou.

A Câmara contou ainda com a presença de cinco servidoras efetivas da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande. Elas souberam do treinamento porque fizeram uma  pesquisa sobre o tema redação oficial e encontraram as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo da capital.

De acordo com Daisy Dias, psicóloga na Divisão de Treinamento da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, os municípios menores acabam não dispondo de um protocolo a ser seguido para a escrita oficial. “A organização e recepção que encontramos aqui na Câmara de Curitiba foi excelente. Tivemos a autorização para participar da capacitação e estamos satisfeitas com a iniciativa”, acrescentou.