Servidores do Legislativo dão alegria a crianças no Natal há 12 anos
Na noite do dia 21 de dezembro de 2016, às vésperas do Natal, a ONG Missão Acolher recebeu 300 crianças do Jardim União e da Vila Icaraí. Elas foram lá encontrar o Papai Noel, comer um lanche e ganhar presente. “São famílias carentes, pra elas isso é importante”, explicou Paulo Almeida, servidor da Câmara de Curitiba, que há 12 anos se veste de vermelho no fim de ano, voluntariamente, para animar os jovens a acreditarem num futuro melhor. A festa e os presentes foram pagos com uma “vaquinha” entre funcionários do Legislativo.
“Neste ano arrecadamos R$ 2,1 mil e com esse dinheiro organizamos a atividade, graças à parceria com a ONG”, conta Paulo. Foram ele e Ubiratan da Silva, também servidor do Legislativo, que deram início à atividade, em 2004. “Nós íamos nos Correios, escolhíamos as cartinhas e depois íamos de casa em casa entregar os presentes”, lembra o Papai Noel. A parceria com a Missão Acolher é recente, de apenas 4 anos. “Nós começamos indo de casa em casa também, mas em 2016, como a ONG passou a ter um espaço para as atividades comunitárias, optamos por fazer ali a festa do Natal”.
Com 51 anos de idade, Paulo trabalha no Legislativo desde 1984. “Os servidores que ajudam com dinheiro sabem que é uma coisa honesta, aberta. A gente mostra o que faz. Eles me conhecem, conhecem esse trabalho [voluntário] que nós fazemos há 12 anos”, comenta. As fotografias dessa reportagem são registros feitos por Ubiratan e pelo Papai Noel nos dois últimos anos, que até agora estavam restritos às redes sociais. “É a primeira vez que a gente vai aparecer no site da Câmara”, brinca, com o bom humor que se espera do “Bom Velhinho”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba