Servidores da Câmara realizam curso de brigada de incêndio
Primeiros socorros com massagem cardíaca e desobstrução de vias aéreas, combate a incêndios, evacuação de prédios e outras ações teóricas e práticas foram aplicados para servidores da Câmara Municipal de Curitiba. O curso de formação e treinamento de brigada de incêndio foi realizado na semana passada, entre os dias 24 e 26 de julho, no Corpo de Bombeiros de Piraquara, devido a uma parceria entre a Câmara e o Instituto Municipal de Administração Pública.
Esse foi o primeiro curso de capacitação desde que os dois órgãos firmaram um termo de cooperação técnica há 10 dias (leia mais). “Essa parceria gerou uma economia para a Câmara de R$ 4 mil”, contou o presidente da Comissão Permanente de Prevenção a Acidentes Funcionais (Copraf) do Legislativo, Reinaldo Stasiak da Silva. “Foi um curso que agrega bastante porque são situações que podem ocorrer no dia a dia. Quem fez o curso está apto a combater incêndios, reanimar uma vítima e manusear equipamentos de segurança”, afirmou.
Além dele, também participaram do curso, ministrado pelos soldados Makiolki e Pereira, os servidores efetivos do Legislativo Ely Marcos de Oliveira, da Seção de Transporte, Hamilton Junior Rodrigues, lotado no gabinete do vereador Mauro Bobato (Pode), Patrícia de Andrade, da Divisão de Redação, e Robson Cézar Eligma Rosa, do Setor de Serviços Gerais. Outras três turmas passarão pela mesma capacitação até setembro deste ano. “Para nós, da Câmara, o curso foi extremamente válido, principalmente no que diz respeito às questões de evacuação de pessoas e no combate a incêndio”, pontuou Patrícia.
Teoria e prática
No primeiro dia, a capacitação foi voltada aos primeiros socorros, abordando de forma teórica a “Manobra Heimlich”, por exemplo, que é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores da vítima que está engasgada, ou então as medidas aplicáveis em caso de acidentes de trânsito. No segundo dia, também teórico, os participantes receberam orientações de combate a incêndio, como as suas características e as formas de lidar com ele.
No terceiro dia, os brigadistas da Câmara Municipal colocaram a teoria em prática. Foram usados um boneco para representar uma vítima, extintores e botijões de gás, mangueiras para combate a incêndio e outras técnicas e simulações que servem de capacitação para prevenção de acidentes dentro da Câmara Municipal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba