Servidores da Câmara de Curitiba têm curso sobre gestão de riscos
Treinamento para servidores abordou técnicas para a construção de estratégias, prevenção e mitigação de riscos. (Foto: Mauricio Geronasso/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, na manhã das últimas quinta (29) e sexta-feira (1º), um curso para servidores com o tema "Mapeamento e Gestão de Riscos Organizacionais". Ministrado pelo conselheiro de administração Carlos Eduardo Lessa Brandão, o evento foi realizado pela Controladoria do Legislativo (Conlegis) e a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. O presidente Marcelo Fachinello (Pode); o primeiro-secretário da Casa, Osias Moraes (Republicanos); e o diretor-geral, Glauco Machado Requião, prestigiaram a atividade.
Alguns dos pontos abordados no curso foram a identificação, o mapeamento e a classificação dos riscos, além de técnicas para a construção de estratégias de prevenção e mitigação dos riscos organizacionais. Por fim, os convidados participaram de uma atividade prática sobre o conteúdo ministrado. “Você pode administrar de maneira mais aleatória ou [agir] quando as coisas acontecem, mas, segundo as principais metodologias, seria bom que [as organizações] tivessem alguns pré-requisitos bem básicos e importantes [para a prevenção de riscos], e a Câmara tem”, afirmou Brandão.
“[A Câmara] tem essa discussão da identidade, valores, propostas, etc., que é uma discussão que nem todo mundo tem. Fez uma discussão estratégica organizada, chegou nos objetivos estratégicos, e tem o principal, a liderança puxando. Então, tem todas as condições de continuar fazendo a análise de risco”, avaliou o palestrante.
Para a controladora da Câmara de Curitiba, Margarete Zimmermann Nakano, o evento “marca um importante passo em direção à elevação do nível de qualidade de nossos trabalhos, em busca de cada vez mais transparência e eficiência no resultado de nossas ações, o que nos coloca cada vez mais em sintonia com os anseios sociais”. Além disso, é um “rumo a um novo patamar nas atividades da Controladoria, que passa a agir com mais intensidade e dedicação na detecção e prevenção dos riscos, proporcionando mais segurança à gestão da nossa Casa Legislativa”, concluiu.
A diretora da Escola do Legislativo, Débora Reis Leal, explicou que o treinamento faz “parte das ações para implementação do programa de compliance da Casa”. “A ideia é aprimorarmos os processos de transparência, monitoração e controle”, acrescentou.
Câmara realiza palestra sobre combate à dengue
Outra ação interna realizada pela Câmara de Curitiba foi uma palestra sobre o combate à dengue voltada às equipes de limpeza e manutenção da Casa, no último dia 27. Organizado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e pelo setor de Gestão de Pessoas, o evento foi ministrado pela bióloga Liana Ludielli da Silva, da Prefeitura de Curitiba.
A palestra tratou das rotinas para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, pode transmitir as doenças zika, chikungunya, febre amarela e febre do Oropouche. Silva alertou que 75% dos focos do mosquito estão em residências e, por isso, é importante que cada um faça a sua parte.
Entre as ações implementadas pela Câmara, estão “a adoção de rotinas de inspeção e limpeza dos espaços da CMC”, afirma diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF), Ana Claudia Melo dos Santos. “Após o treinamento, foi reportado à diretoria da área, a DPS [Diretoria de Patrimônio e Serviços], a necessidade de vistorias constantes nos toldos, forros, calhas, bocas de lobo, vasos de plantas etc”, relata Ana Claudia Santos. “A ação demonstra que a responsabilidade de combate à dengue é de todos nós e, enquanto instituição, podemos contribuir para evitar a proliferação da doença com ações educativas e preventivas”, reforça a diretora.
Câmara realiza 1º encontro de chefes de gabinete de 2024
No dia 15 de fevereiro, foi realizado o 1º encontro de chefes de gabinete de 2024, em que os servidores foram recebidos com um café da manhã. O evento, organizado pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), teve o objetivo de aproximar os servidores da gestão da Casa, abrindo espaço para o diálogo.
Durante o encontro, o presidente Fachinello também apresentou a nova diretora do setor de RH, Larissa Carrera Baginski. Servidora de carreira da Câmara, ela já foi chefe da Divisão de Administração de Pessoal, de 2021 a 2022, e da Divisão de Cadastro e Controle Funcional, de 2022 a 2024. Além disso, o presidente aproveitou para garantir aos servidores que as eleições, no mês de outubro, não irão interromper os trabalhos da instituição.
>> Saiba mais:
Câmara de Curitiba promove 1º encontro de chefes de gabinete de 2024
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba