Servidores buscam informações para aperfeiçoar serviços

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2008 18h25, última modificação 22/06/2021 09h03
Dentro da política de capacitação dos servidores adotada pela Câmara de Curitiba, os servidores Sálua Ali Rachid Raad, Mauro Luiz de Lara, Consuelo do Rosário Cardoso e Magali Antunes, lotados no setor de Contabilidade e Orçamento, sob a coordenação do chefe de Contas a Pagar, Rogério Capriglioni, estiveram, nesta semana, em visita à Câmara de Vereadores de Joinville.
A finalidade foi levantar subsídios para o aperfeiçoamento da execução dos serviços desenvolvidos pelo setor contábil e financeiro, garantindo mais transparência e agilidade, uma vez que o Legislativo catarinense conta com um sistema de interligação eletrônica entre os setores de compras e os diversos segmentos da contabilidade. Tem, ainda, um sistema interligado com o banco em que os servidores recebem seus salários, permitindo ao diretor financeiro o acesso através do pagamento de borderô eletrônico.
Os servidores foram recebidos pelo diretor financeiro daquela Casa, Hélio de Aquino, que, juntamente com a tesoureira, prestou todas as informações sobre o funcionamento e benefícios que a interligação eletrônica propicia. “Já passamos por tantas dificuldades que hoje me sinto gratificado. Perfeição não existe, mas o que chega ao setor vem bem feito. Senão, devolvo”, disse Aquino, lembrando que a questão do pagamento de imposto é problemática. “A gente se debruça sobre a lei e não chega a uma conclusão. Então, temos que correr atrás para fazer a coisa certa, mas ainda erramos bastante”, informou.
Gerenciamento
O diretor salientou a importância da criação da divisão de gerenciamento de contratos, na qual passam todas as notas fiscais referentes a estes documentos, sendo de responsabilidade do gerente fazer a conferência para checar se todos os dados conferem com o que foi contratado.
Segundo Aquino, esta foi a melhor medida implantada, pois não fica mais nota fiscal parada e a contabilidade trabalha com a data real. “Hoje, temos que mandar para o Tribunal de Contas relatórios diários de tudo o que é comprado”, afirmou. “Isso fez com que tivéssemos um maior controle sobre o que acontece na nossa Casa, com muita transparência. Esse novo olhar legislativo tem nos garantido o respeito da população, que nos vê de forma diferenciada”, acrescentou.
Concluindo, o diretor financeiro lembrou que cada contrato é acompanhado, além do gerenciador, por alguém do setor que vai se beneficiar pelos serviços. “No início de cada ano, fazemos empenho global para tudo e estimativa para gastos com luz, água e telefone. Tenho como parâmetro o que foi gasto no ano anterior, calculando os possíveis reajustes de preços. E, assim, quando chegam as notas, fazemos o subempenho, diminuindo do total. Com isso, temos o controle exato do que gastamos e do saldo restante”, salientou Aquino, informando que os membros da comissão de recebimento de material não são fixos e há a necessidade da presença de um servidor que conheça o material ou produto que está sendo recebido, para conferência, referindo-se ao setor de Patrimônio como “o nosso calcanhar de Aquiles”.