Servidores aposentados recebem homenagem da Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2014 13h05, última modificação 27/09/2021 07h44

A Câmara de Curitiba realizou, nesta sexta-feira (8), sessão solene em homenagem aos servidores aposentados do Legislativo. Atualmente, a Câmara de Curitiba tem 146 aposentados e 248 funcionários efetivos. O evento foi promovido pela Comissão Executiva, a Diretoria de Administração e Recursos Humanos (DARH) e do  Departamento de Administração e Finanças (DAF). A atividade faz parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), realizado pelo DARH e pelo Setor de Medicina de Saúde Ocupacional (SMSO).

A solenidade foi conduzida por Marcia Umbria, do Setor de Medicina, que destacou o papel dos funcionários que contribuíram com o trabalho do Legislativo Municipal. “Foram anos de intenso trabalho, de determinação e de profissionalismo, que marcaram a vida de todos que por aqui passaram”, frisou Marcia.

Eponino Macuco Neto, diretor do Departamento de Administração e Finanças, falou em nome das demais diretorias do Legislativo. Servidor na Câmara desde os 18 anos de idade, lembrou que a carreira profissional propõe novos desafios ao indivíduo e que muitos dos servidores aposentados que estavam sendo homenageados pela Casa, contribuíram de maneira significativa para a formação dele no setor público. “Há pessoas das quais me lembro todos os dias pelos seus ensinamentos. Sou grato a estas pessoas e sei que elas foram essenciais ao serviço público. Contribuíram para nos tornar mais trabalhadores e mais dignos”, disse.

Para o agradecer a contribuição dos antigos funcionários para o desenvolvimento da Câmara e do trabalho legislativo, o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), passou uma mensagem de incentivo aos aposentados. “A Câmara Municipal vem aqui para dizer "muito obrigado", independente do tempo ou da função que aqui desempenharam. Peço a Deus que abençoe o caminho de cada um”, declarou.

Aposentada em 2014, Lilian Quadros salientou a importância de ver a aposentadoria como um momento de “transição” na vida. “Fiquei impressionada com minha reação quando tirei meu crachá de efetiva. Dedicamos 30 anos ou mais numa rotina e de repente temos que recriar novas atividades. As mudanças são sempre desafios que nos fazem buscar a chamada resiliência, que é o poder de estar nos adaptando”, confessou. Aposentado desde 1998, Cirilo Arco Verde se disse satisfeito em rever tantos amigos. “São muitas lembranças boas, e também de dificuldades. Fizemos muito por esta Câmara Municipal”, acrescentou.

Nova rotina
Um dos pontos comentados, durante a sessão solene, foi a necessidade de encontrar novas atividades para ocupar o tempo, após a aposentadoria. O ex-servidor Flávio Horizonte da Costa, aposentado há 35 anos, continuou trabalhando como advogado e desempenhou outros cargos no serviço público, além de ter escrito e publicado 10 livros.  “A gente nunca pode parar, é importante manter a cabeça funcionando”, disse.

Da mesma ideia compartilha Adione Oliveira, que trabalhou na Câmara durante 37 anos e está aposentada desde 1986. “Até hoje sinto muita falta do meu serviço. Eu trabalhava na redação e este era um serviço muito corrido, pois tínhamos que datilografar todas as atas. Hoje faço hidroginástica para passar o tempo e cuidar da saúde. De vez em quando converso com algum amigo e isso vai amenizando a falta que a gente sente do lugar”, contou Adione.

Presenças
Além dos homenageados, familiares e amigos, também compareceram ao evento os vereadores Pedro Paulo (PT) e Serginho do Posto (PSDB), o diretor Contábil e Financeiro, Eponino Macuco Neto, o diretor-geral Luiz Carlos Debiázio, a diretora de Recursos Humanos, Ana Claudia de Melo, a presidente do Sindicâmara, Magali Antunes, e a presidente da Associação de Servidores da Câmara de Curitiba, Consuelo Cardoso.