Servidor público estadual dará nome a logradouro público de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/08/2024 15h10, última modificação 13/08/2024 22h47
Athairson Belache criou o Setor de Cálculos da Procuradoria-Geral do Estado. Homenagem póstuma foi aprovada na Câmara de Curitiba em primeiro turno.
Servidor público estadual dará nome a logradouro público de Curitiba

Familiares de Athairson Belache acompanharam, no plenário da Câmara de Curitiba, a votação do projeto de lei. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão desta terça-feira (13), em primeiro turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou com a homenagem póstuma ao servidor público estadual Athairson Belache. Responsável pela criação do Setor de Cálculos da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, ele deverá dar nome a um logradouro público – isto é, batizar uma rua, praça ou jardinete da cidade, por exemplo.

Com 26 votos “sim” em primeiro turno, a iniciativa legislativa depende da confirmação pelo plenário, na sessão desta quarta (14), para ser encaminhada para a sanção do Executivo. A proposição explica que Belache nasceu em Curitiba, no dia 30 de setembro de 1930. Como servidor público, foi o responsável pela criação do Setor de Cálculos da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, “determinando o valor correto para os pagamentos dos precatórios e requisições de pequenos valores, no período de 1970 até início dos anos 1990”.

“Em 1991, pediu sua aposentadoria para tratamento de saúde”, continua a justificativa. Além da trajetória profissional do homenageado, o projeto de lei ressalta “sua integridade moral e sua conduta ilibada”. Belache faleceu no dia 2 de agosto de 1998, aos 67 anos de idade (009.00016.2021, com o substitutivo 031.00056.2024).

“O Belache foi um pai para mim [na adolescência], foi o pai que eu não tive. O Belache me aconselhou, me orientou”, contou o autor do projeto de lei, Mauro Ignácio (PSD), que conheceu o homenageado quando foi guarda mirim, durante a adolescência do vereador. “Nós tínhamos uma conexão, uma energia muito forte”, acrescentou o propositor. 

A votação do projeto de lei foi acompanhada pela viúva do homenageado, Maria Tereza Marques de Moraes Belache; pelos filhos Luiz Carlos, Thiago e Walter Belache; e pelas noras Margareth e Carmen Belache.