Serviço Público admite reativar programas de prevenção às drogas

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 12/05/2022 14h25, última modificação 12/05/2022 14h42
Proposta precisa ainda passar pela análise da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal.
Serviço Público admite reativar programas de prevenção às drogas

Comissão de Serviço Público acatou proposta que reativa iniciativas de prevenção ao consumo de drogas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em reunião na terça-feira (10), a Comissão de Serviço Público admitiu projeto de lei para reativação de programas municipais voltados ao combate do consumo e do tráfico de drogas. De iniciativa de Flávia Francischini (União), a proposição estabelece diretrizes aos projetos “Bola Cheia”, “Cão Amigo” e “Papo Legal” e agora segue para análise da Comissão de Educação, Cultura e Turismo (005.00133.2021 com substitutivo 031.00095.2021). O parecer favorável foi de Leonidas Dias (Solidariedade).

Academias
Com
relatoria positiva de Hernani (PSB), foi acatado pelo colegiado o projeto que incentiva empresas a instalarem academias ao ar livre para pessoas com deficiência, em Curitiba (005.00199.2020). Em troca, a iniciativa de Osias Moraes (Republicanos) e Marcelo Fachinello (PSC) prevê a cessão de espaços de publicidade, nesses equipamentos, para as empresas apoiadoras.

Contrária
A Comissão de Serviço Público se manifestou contrária à proposta do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) que atualiza o valor de multa a quem descumprir as regras no transporte de resíduos na capital
e que estabelece o recolhimento de caçambas irregulares (005.00230.2021). O relator da matéria, Mauro Bobato (Pode), se manifestou contrário à apreensão dos equipamentos. Embora o trâmite do projeto não seja interrompido, serve apenas como manifestação sobre o tema, quando este for avaliado pelo plenário da Casa.

Todos os projetos discutidos durante a reunião da Comissão de Serviço Público podem ser conferidos no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). O colegiado é formado pelos vereadores Ezequias Barros (PMB), presidente, Leonidas Dias (Solidariedade), vice, Hernani (PSB), Mauro Bobato (Pode) e Professora Josete (PT).

Urbanismo
Em reunião nesta quarta-feira (11), recebeu aval da
Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação o Dia do Influenciador Digital, em Curitiba (005.00017.2022). Com o parecer positivo do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), a data será comemorada em 17 de maio. Agora, a iniciativa de Alexandre Leprevost (Solidariedade) já pode ser analisada, em primeiro turno, pelo plenário da Câmara Municipal.