Câmara de Curitiba reconhece atuação do Sicride, da Polícia Civil
Alexandre Leprevost entregou a homenagem à delegada e a investigadores do Sicride. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (21), entregou votos de congratulações e aplausos ao Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil do Paraná. De autoria do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), a homenagem foi concedida pelos 28 anos de serviços à população e “pela efetividade na resolução de casos” (077.00306.2023).
Leprevost salientou que o Sicride foi criado em 1995 como “a primeira e única estrutura do país dedicada exclusivamente ao desaparecimento de crianças”, além de contar com “policiais dedicados exclusivamente à busca de crianças desaparecidas”, tornando-se referência nacional. “Nos últimos cinco anos, o Sicride tem se destacado por atingir um índice de resolução de casos de 100%.”
“Essa homenagem, aprovada por todos os vereadores e vereadoras desta Casa, reconhece o compromisso e a dedicação de toda a equipe para o desfecho das ocorrências. Sabemos da complexidade desses casos, principalmente quando falamos de crianças”, finalizou. O diploma foi entregue à delegada do Sicride, Patrícia Nobre, à investigadora Luciana Souza, ao investigador André Aparecido e à assistente Raphaela Dueti.
Gerente de capacitação do CIEE
Na mesma sessão plenária, Dalton Borba (PDT) entregou homenagem à gerente de capacitação do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE/PR), Simone Aparecida Falchetti Paulin. Conforme a proposição, a homenageada atua há mais de 23 anos em prol do desenvolvimento social de adolescentes e jovens (077.00355.2023).
Além de mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, Paulin é pós-graduada em Pedagogia Empresarial, com especialização em orientação profissional. “Atua na gerência dos programas sociais do CIEE desde 1998, nos programas de aprendizagem, sociais e de capacitação e cidadania da instituição”, pontuou Borba.
O parlamentar ressaltou que o intuito da homenagem é reconhecer o trabalho desenvolvido por ela, que “contribui com o desenvolvimento social de adolescentes e jovens, com ênfase na atuação nos programas de aprendizagem, sociais, de cidadania e de capacitação”. Acompanharam a entrega Eduardo e Gerson Paulin, respectivamente filho e esposo da homenageada, e Fernando Fontana, presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR.
Prêmio Cultura e Divulgação
Também na manhã de quarta, Pier Petruzziello (PP) entregou o Prêmio Cultura e Divulgação ao empresário, administrador e promotor Gian Líbero Zambon. O homenageado atua desde 2002 no mercado de entretenimento, sendo que em 2010 foi responsável pela fusão que originou a Seven Entretenimentos, “uma das maiores e mais importantes empresas do segmento no sul do país” (027.00002.2019).
Leprevost explicou que a entrega do prêmio era para acontecer durante sessão solene em 2020, mas que, por conta da pandemia, foi adiada. Ressaltou, ainda, que o homenageado “foi um dos responsáveis por colocar novamente a cidade de Curitiba no mapa de grandes tours, produções internacionais e grandes projetos nacionais no Paraná”.
O parlamentar destacou o festival Coolritiba como um dos eventos promovidos pela Seven, “um grande festival que une cultura e ações sustentáveis e que hoje é um exemplo e destaque para todo o Brasil”. “Precisamos valorizar os curitibanos que estão empreendendo em nossa cidade”, acrescentou.
Contador Adair Foggiato
Tico Kuzma (PSD) entregou votos de congratulações ao contador Adair Franco Foggiato pelos 70 anos de exercício profissional (077.00316.2023). “Algumas pessoas comemoram o aguardado dia da aposentadoria, [enquanto] outras ficam notórias pelos anos a mais que dedicam às suas carreiras, despertando o orgulho da família e servindo como inspiração aos seus colegas. É o caso de Adair Franco Foggiato”, declarou o vereador.
Nesses 70 anos, continuou Kuzma, Foggiato "teve e tem o privilégio de ver sua profissão se modificar na frente de seus olhos”. "De enormes livros-caixa preenchidos à mão a gigantescas e barulhentas máquinas que auxiliavam no trabalho fiscal, tudo isso fez parte de sua vida”, continuouo vereador.
“Ele, quase centenário, não só segue trabalhando como aprendeu a lidar com os softwares mais modernos e segue paciente aguardando as netas, e os clientes, enviarem os documentos para mais um ano de entrega de Imposto de Renda”, finalizou. A entrega da homenagem foi acompanhada por seus filhos Karin Correa Foggiato e Eduardo Franco Foggiato, por Valdete de Miranda Correa e por Dalva Lourença.
Economista Toshiro Ida
Por fim, Nori Seto (PP) entregou um diploma de votos de congratulações e aplausos em nome de Rodrigo Reis (União). O homenageado foi o economista e educador Toshiro Ida, “por ser uma referência em vida para os que o conhecem, na sua labuta diária como participante do Lions Clube Curitiba Batel, por servir com eficiência às comunidades, sem recompensa financeira pessoal” (077.00252.2023).
“Primeiramente, gostaria de parabenizar o vereador Rodrigo Reis pela iniciativa de homenagear, na semana em que a imigração japonesa completa 115 anos, essa figura ilustre da nossa comunidade, essa pessoa importante para a nossa cidade”, declarou Seto. O homenageado “é um renomado economista e educador, com origens em Bauru, São Paulo, e laços profundos com o Japão. Reside em Curitiba desde 1952, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da nossa capital”, continuou.
Seto relatou que Ida é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Bancos de Desenvolvimento. “Essa sólida formação o levou a representar o Brasil e o Paraná em eventos internacionais, como a Exposição Internacional, em Kobe, no Japão”, frisou. Acompanharam a entrega da homenagem Claudio Miessa Rigo, Carlos Eugênio Carneiro de Melo, Fernando Misato, Anuncia Frutos de Melo, Sônia Ana Chsrchut Leszczynski, Sônia Mara Cipriano Misato, Lis Gabardo Waluszcko e Altevir Waluszko.
>> Clique na imagem abaixo e confira as fotos da sessão dessa quarta:
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba