Serginho do Posto reeleito presidente da Comissão de Economia

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Brunno Abati* — publicado 28/02/2023 10h45, última modificação 01/03/2023 16h48
O colegiado tem 9 membros e foi instalado nessa segunda-feira (27).
Serginho do Posto reeleito presidente da Comissão de Economia

Pelo terceiro ano consecutivo, Serginho do Posto será presidente da Comissão de Economia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Por aclamação, os nove membros da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiram conduzir, pelo terceiro ano consecutivo, o vereador Serginho do Posto (União) à presidência do colegiado. A reunião de instalação aconteceu nessa segunda-feira (27), após a sessão plenária, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, direto da Sala das Comissões do Legislativo.

Na condução da comissão, Serginho terá o apoio de Rodrigo Marcial (Novo), que também foi mantido como vice-presidente. A renovação no colegiado foi de 20% de seus membros, já que a maioria dos vereadores de 2022 continua no grupo: Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Professora Josete (PT); as novidades são Bruno Pessuti (Pode) e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT).

A Comissão de Economia tem, entre outras funções, a de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, a abertura de crédito adicional, as operações de crédito, a dívida pública, as anistias e as remissões de dívida. Além disso, analisa os aspectos econômicos e financeiros do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias e, privativamente, analisa o projeto do orçamento anual e a prestação de contas do Executivo e do Legislativo. Os vereadores decidiram manter o calendário dos anos anteriores: as reuniões acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, às 14h

A CMC possui dez comissões permanentes e, conforme o Regimento Interno, cada vereador deve participar de ao menos um desses colegiados. As vagas são distribuídas conforme a proporcionalidade partidária e o interesse dos parlamentares, que depois de selecionados votam entre si para escolherem, entre os membros da comissão, o presidente e vice do colegiado. A participação das comissões é uma obrigação dos parlamentares, à exceção do presidente da CMC e da primeira-secretária da Mesa Diretora, que podem, ou não, ingressar nos colegiados.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba