Seminário vai discutir qualidade da educação

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2010 17h50, última modificação 30/06/2021 07h56
Qualidade e financiamento da educação serão temas de seminário divulgado nesta semana, em plenário, pela vereadora Professora Josete (PT). O encontro, promovido pela parlamentar, será no auditório do Ministério Público do Paraná, na rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, próximo ao Museu Oscar Niemeyer.
Na opinião de Josete, “é preciso garantir o acesso à informação e à educação para todos e, ainda assim, é fundamental que se utilizem os instrumentos disponíveis para isso”. Na tribuna, ela destacou os objetivos do seminário, que trata da prática da educação fiscal, controle social e os custos do direito à educação pública de qualidade. “Queremos uma educação emancipadora, com foco na qualidade”, disse.
Programação
A vereadora detalhou a programação do seminário, que ocupará toda a quinta-feira (17). Às 9h, está marcada a palestra “De olho no orçamento público – Portal da Transparência CGU”, com Dany Andrey Secco, analista de finanças e controle da Corregedoria Geral da União (CGU). Em seguida, será debatido o programa nacional de educação fiscal, com Eliana Provenci, técnica pedagógica matemática do Núcleo Regional Metropolitano Norte. À tarde, a palestra será sobre a qualidade da educação e financiamento, com Luiz Araújo, consultor educacional e delegado na 1ª Conferência Nacional de Educação.
Segundo Josete, este ano é muito importante para mudanças e avanços na educação do País, tendo em vista a realização da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), além da elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE) para a próxima década.
Conselho
Professora Josete informou, ainda, que foi indicada pelo presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), como membro suplente do Conselho Municipal Étnico-Racial de Curitiba. De acordo com a parlamentar, é preciso a efetivação das políticas públicas nesta área. Destacou também a Semana da Consciência Negra, realizada anualmente em novembro e a inclusão da semana nas emendas ao orçamento municipal.