Seminário vai discutir feministas e feminismos

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2005 16h55, última modificação 07/06/2021 10h56
Já está tudo pronto para o seminário "Feministas e Feminismos - tecendo uma nova sociedade", marcado para sexta-feira, a partir das 14h, no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba. Os trabalhos seguem no sábado (10) no salão nobre da APP-Sindicato, na Rua Voluntários da Pátria, 475, 14º andar. "A idéia do seminário é fomentar a discussão sobre feminismo, estabelecer a plataforma mínima de atuação e incentivar a constituição de um grupo de militantes que se proponha a construir uma ação permanente contra todo tipo de opressão sofrida pelas mulheres", diz a vereadora Professora Josete (PT), organizadora do evento.
Segundo a parlamentar, "hoje há várias visões acerca do tema (feminismo). Por isso, o nome do seminário é no plural. Nossa intenção é debater os diferentes pontos de vista a respeito do que vem a ser o feminismo. E, a partir dessa discussão, buscar a convergência para a construção de uma atuação coletiva. A proposta prevê, ainda, a incorporação de outros tipos de linguagem - entre elas a música, o teatro e o vídeo - para auxiliar nas discussões e na instrumentalização de nossas ações feministas".
Programação
Os trabalhos do seminário iniciam às 14h, na Câmara, com oficina de confecção de instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. Às 18h, haverá batucada na Praça Eufrásio Correia. Em seguida, às 19h, será exibido vídeo sobre feminismo. Os debates começam às 20h e o encerramento está marcado para as 20h30.
No sábado (10), os trabalhos serão retomados a partir das 9h30. Às 10h, haverá painel sobre mulher e feminismo com a antropóloga Andrea Butto e a representante do Movimento pela Aposentadoria das donas de casa, Isabel Silva de Freitas. Os debates iniciam às 11h30. No período da tarde, está marcada atividade cultural com o grupo de teatro Nuspartus. Em seguida, às 14h, serão abertos os trabalhos em grupo, envolvendo os temas legalização do aborto, feminilização da pobreza/economia/feminista, violência contra a mulher, sexualidade e mercantilização, construção do espaço público e privado e educação e cultura na relação de gênero. A plenária acontece às 16h. Nova apresentação cultural será às 17h, com encerramento do seminário previsto para 17h30.