Seminário marca o Dia do Trabalho na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2005 15h35, última modificação 21/05/2021 16h24

A Câmara de Curitiba, através da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, realizou nesta sexta-feira (29), no auditório do Anexo II, um seminário sobre o Dia do Trabalho, quando foram homenageados trabalhadores indicados por sindicatos de diversas categorias, com Certificado de Congratulações, por terem se destacado nas suas áreas profissionais.
Na abertura do evento, o presidente da Comissão, vereador Valdenir Dias (PTB), fez um breve relato sobre a escolha da data. Disse que foi em função de uma greve deflagrada por trabalhadores no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, quando, em choque com a polícia, operários e policiais foram mortos. Assim, em junho de 1889, os socialistas, reunidos em Paris para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1º de maio de todos os anos como o Dia Internacional do Trabalho, em memória das vítimas da greve. No Brasil, a data só foi institucionalizada com o Estado Novo, em 1938, e declarada feriado nacional pelo governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, com a lei 662, de 06 de abril de 1949. Para o parlamentar, "esta data é importante porque nos faz recordar das conquistas dos trabalhadores ao longo da história".
O evento teve como palestrante o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que falou sobre a situação dos trabalhadores no Paraná e as políticas sociais que vêm sendo adotadas pelo governo federal, como a de cooperativas solidárias, a reforma sindical, o programa familiar, o plano de qualificação dos trabalhadores, além das linhas de créditos abertas para pequenos empresários. Quanto às linhas de crédito, disse que "não basta somente abri-las sem mudar a concepção de empréstimos dos bancos privados, hoje voltados para atender principalmente o grande empresário."
Além de Valdenir Dias, participaram do encontro os vereadores Tico Kuzma (PPS) e Dona Lourdes (PSB), também integrantes da Comissão; Nely Almeida (PSDB), Zé Maria (PPS), Julieta Reis (PFL), o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Jair Cézar (PTB), representando o presidente, João Cláudio Derosso (PSDB), e o ex-vereador Ivan Ribas, que representou a Casa Civil do Governo do Estado.