Seminário discute transporte público

por Assessoria Comunicação publicado 29/03/2005 16h25, última modificação 19/05/2021 17h49
A bancada do PT na Câmara de Curitiba vai promover, nesta quinta-feira (31), o seminário Transporte Público – Transparência e Controle Social. No encontro, que se estende até sexta-feira (1º), no auditório do Anexo II do Legislativo municipal, serão discutidos, entre outros assuntos, a tarifa e passe escolar.
A abertura oficial do seminário está marcada para as 9h. Logo em seguida, às 9h30, iniciam os painéis abordando o histórico do transporte coletivo na cidade, o papel da Câmara e dos movimentos sociais, o controle social e participação popular. Os palestrantes serão o engenheiro Garrone Reck, deputado estadual Tadeu Veneri, deputada federal Clair da Flora Martins, Leandro Gorsdorf, da Terra de Direitos. Às 11h haverá debate.
Discussões
Os debates reiniciam à tarde, a partir das 13h30, sobre a integração metropolitana, o Eixo Metropolitano, planilha de custos do sistema e passe escolar. Para as discussões estão convidados o diretor da Comec, Alcidino Bittencourt, advogado Guilherme Gonçalves, o representante do Dieese, Sandro Silva, e o estudante Marcelo Pomar (de Florianópolis). Seguem os debates.
Na sexta-feira (1º), os trabalhos reiniciam às 9h. Haverá discussão sobre a concepção de transporte público e experiência de outras administrações municipais. Os palestrantes são o ex-secretário de Transportes de Maringá, Renato Bariane;  o coordenador de projetos da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, de Belo Horizonte; e o ex-diretor da EPTC, Túlio Manin, de Porto Alegre. Seguem os debates. À tarde, estão marcados trabalhos e exposição em grupos. A plenária final inicia às 16h.
Além da Bancada do PT, participam da realização do seminário a Coordenação dos Movimentos Sociais, o Dieese, a Ambiens, a Terra de Direitos, a Central dos Movimentos Populares, o SindiUrbano e o Movimento do Passe Livre.