Seminário discute direito dos animais

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2006 16h35, última modificação 10/06/2021 08h04
Curitiba mais uma vez debate a relação com seus animais. “Até pouco tempo os animais eram vistos como problema de saúde pública que requeria medidas drásticas de controle. Os tempos mudaram. A modernidade exige nova visão: mais humanitária, mais ética, rumo à convivência equilibrada e harmoniosa com a sociedade humana.” A análise é do vereador Angelo Batista (PP), coordenador do seminário “A proteção e a defesa como direito dos animais em Curitiba”, que acontecerá nesta quarta-feira (28), a partir das 8h30, no auditório do Anexo II do Legislativo. Os trabalhos se estendem até as 18h.
Segundo o parlamentar, “mais do que nunca levar em conta os direitos dos animais é obrigação das comunidades e do poder público. Políticas que tenham como pressuposto o respeito a todas as formas de vida devem ser implantadas com o apoio de todos os segmentos da sociedade. Animais de tração no meio urbano, superpopulação de animais domésticos, uso de animais para entretenimento e os direitos serão os temas debatidos”.
Programação
A abertura oficial do seminário será das 9h às 9h30. Até as 10h30 haverá palestra de Carla Molento, coordenadora do Laboratório de Bem-Estar Animal da Universidade Federal do Paraná, sobre “A ciência do bem-estar animal como subsídio para a proteção animal”.  Das 11h às 12h, “Legislação de proteção aos animais e sua aplicação em Curitiba” será tema de Sérgio Luiz Cordoni, promotor de Justiça na Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente.
À tarde, os trabalhos serão reiniciados às 14h30, com o painel “Dinâmica da população de animais domésticos”, com Leonardo Nápoli, coordenador técnico da SOS Bicho – Movimento de Proteção Animal. O professor Antônio Carlos do Nascimento, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná, vai falar dos “Animais de tração em Curitiba”. E Lucyenne Popp, médica veterinária do Departamento Zoológico de Curitiba, fará palestra sobre “Uso de animais em espetáculos: diversão ou crueldade?”. Os debates estão marcados das 15h30 às 17h30. O encerramento será às 18h.
Mais informações pelos telefones 3350.4645 e 3350.4646.