Seminário debate qualidade no gasto público

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2014 18h25, última modificação 24/09/2021 10h42
Cerca de 30 pessoas participaram, nesta quinta-feira (17), na Câmara de Curitiba, do  seminário “Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público”. Os participantes, servidores do Legislativo, do Ministério Público do Paraná e da Universidade Federal do Paraná, assistiram, por meio de teleconferência, palestra com o doutor em contabilidade Nelson Machado.

O evento está sendo retransmitido de Porto Alegre para todo o Brasil e é organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Secretaria do Tesouro Nacional, Escola de Administração Fazendária (Esaf), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Instituto Social Íris. As atividades do seminário prosseguem nessa sexta-feira (18). (veja abaixo a programação).

Apenas dois órgãos públicos do Paraná fazem parte da rede nacional de qualificação. Além do Legislativo de Curitiba, os interessados em participar do evento, com 10 horas de carga horária, também podem acompanhar as palestras no Tribunal de Contas do Estado. Na Câmara, quem organiza a iniciativa é a Escola do Legislativo.

De acordo com Carlos Barbosa Júnior, integrante da Escola do Legislativo, o objetivo da participação da Câmara no evento é a promoção da educação continuada dos servidores públicos. Ele adiantou que a próxima atividade da Escola será um curso de Legística, técnica de elaboração de leis, que deve acontecer em agosto.

Programação

Ainda é possível participar do seminário, basta comparecer ao auditório do Anexo II da Câmara e fazer a inscrição antes do início das palestras. Os trabalhos serão iniciados às 8h30, quando Victor Holanda, do Conselho Federal de Contabilidade, explicará o funcionamento das Novas Normas Brasileiras de Contabilidade para o Setor Público (NBC). O tema continuará a ser abordado, às 10h15, pela instrutora Rosilene Souza, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

À tarde, o seminário continua com uma palestra de Joaquim Liberalquino, do CFC, sobre a preparação de relatórios de custo, seguida dos estudos de caso do governo do Rio Grande do Sul – apresentado por Luiz Ribeiro e José Born, da Contadoria e Auditoria Geral do Estado – e do Rio Grande do Norte.

Para encerrar a atividade, será realizada uma mesa redonda sobre as perspectivas de aperfeiçoamento do uso de informações de custos no setor público.