Seminário debate doação de órgãos e auxílio-funeral

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2011 17h20, última modificação 12/08/2021 09h47
A Câmara Municipal de Curitiba vai realizar, nesta quinta-feira (20/10), o Seminário Sobre Doação de Órgãos e o Auxílio-Funeral. Durante o evento será debatido o projeto de lei que cria o auxílio-funeral para doadores de órgãos e tecidos em Curitiba, de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB). Também serão discutidas medidas que possam conscientizar a população sobre a doação de órgãos.
“Esta é uma lei que visa incentivar a doação de órgãos e aumentar a esperança de uma melhor qualidade de vida para aqueles que aguardam por um transplante”, afirmou Jair Cézar. De acordo com o parlamentar, a prefeitura poderia oferecer diferentes tipos de auxílio, como a doação de urnas funerárias, transporte ou outro benefício.
Foram convidados para a mesa de debates as principais instituições e profissionais ligados ao setor de saúde e transplantes: a diretora da Central de Transplantes do Paraná, Arlene Badoch; o presidente da Associação brasileira de transplantes de órgãos, Bem-Hur Ferraz Neto; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas; o secretário estadual de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto; o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo; e o presidente do Instituto Pró-Renal, Miguel Carlos Riella.
Além dos componentes da mesa de debates, também foram convidados para participar do seminário hospitais, profissionais, estudantes e entidades relacionadas à área de saúde e serviço social e conselhos de classe.
Projeto
O projeto de lei que será debatido no evento foi aprovado em primeiro turno pelos vereadores de Curitiba no dia 30 de maio de 2011. Depois do debate desta quinta-feira, o texto do documento poderá passar por aprimoramentos e seguir para a segunda e última votação. Se for aprovada, a lei segue para a sanção do prefeito antes de entrar em vigor.
Seminário
O seminário acontece a partir das 14h, no auditório do Anexo II, e é aberto a todos os interessados. A entrada é gratuita e não há necessidade de fazer reservas. Todos os participantes receberão um certificado, que também poderá ser utilizado por estudantes como comprovante de horas complementares.