Seminário capacita vereadores e servidores

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2010 16h30, última modificação 30/06/2021 07h55
As funções e prerrogativas  do Legislativo Municipal  serão debatidas no  seminário Capacitando os Vereadores do Brasil, que acontece em Curitiba a partir desta quarta-feira (16), no Hotel Promenade. A promoção é da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), para capacitação e aprimoramento de parlamentares e servidores.  
O presidente  da entidade, Rogério Rodrigues da Silva, e o dirigente no Paraná, Milton Aparecido Xavier, vereador da cidade de Arapongas, no Norte do Estado, estiveram na Câmara de Curitiba nesta manhã, acompanhando a sessão plenária. Recebidos pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), e pelo primeiro vice, Tito Zeglin (PDT), fizeram convite oficial a todos os vereadores e servidores da capital.  “Quanto mais conhecimento  os agentes políticos que desempenham funções no Legislativo tiverem,  menor será a possibilidade de desvios do dinheiro público”,  disse o presidente da Abracam, que atua no setor há 11 anos.
Temas
O ex-vereador Jorge Bernardi, vice-presidente da Abracam para Assuntos Internacionais e um dos fundadores da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), fará palestra sobre processo legislativo, na abertura dos trabalhos.
A necessidade de revisão no repasse financeiro para as câmaras municipais, programa do governo federal de apoio aos municípios, o desenvolvimento econômico como alavanca do município e motivação política serão alguns dos temas  em debate. O evento, que segue até sexta-feira (18), também trata  das compras municipais como instrumentos de promoção do desenvolvimento econômico e social, o papel do vereador, modernização administrativa nas câmaras municipais, controle externo e função fiscalizadora dos legislativos, remuneração de agentes políticos e verba indenizatória.
Rodrigues chamou atenção para dois estudos importantes durante o evento, realizado em parceria com o Sebrae-PR: a questão da PEC (Proposta de Emenda à Constituiçãol) que reduziu os orçamentos das câmaras municipais, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que tramita no Congresso Nacional em relação à votação da emenda.
As inscrições estão abertas gratuitamente para servidores de legislativos de todo o Paraná como forma de incentivo ao aprimoramento das funções exercidas. Todas as categorias de agentes políticos, incluindo lideranças políticas e comunitárias, são convidadas. De acordo com Bernardi, “o objetivo principal do evento é criar uma boa e consciente atividade parlamentar, com as responsabilidades que a função exige”.