Semana tem reuniões de quatro comissões; CCJ avalia Mesa Solidária
A agenda de reuniões das comissões parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem quatro atividades marcadas para esta semana. Nesta terça-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), irá se reunir às 14h30, sob a presidência de Osias Moraes (Republicanos), para deliberar sobre 20 projetos de lei (confira a pauta). Dessa vez, os parlamentares votarão, por exemplo, a legalidade do Mesa Solidária (005.00103.2021 com três substitutivos gerais, de autores diferentes).
A discussão sobre a regulamentação do Mesa Solidária começou no final de março, com o protocolo da proposta pela Prefeitura de Curitiba. O texto original foi criticado por prever multa de até R$ 550 para quem distribuísse “alimentos em desacordo com os horários, datas e locais autorizados pelo Município” e, após a polêmica, o Executivo encaminhou à CMC um substitutivo geral, retirando esse ponto polêmico, e incluindo, na proposta, incentivos à adesão do voluntariado ao programa (031.00016.2021).
Depois disso, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública realizou audiência pública sobre o projeto e elaborou seu próprio substitutivo geral (031.00032.2021). Nessa versão, os vereadores consolidam as mudanças já admitidas pelo Executivo no substitutivo anterior e enfatizam a adesão voluntária ao programa de distribuição de alimentos.
O terceiro substitutivo geral é da Federação Democrática de Associações de Moradores (Femotiba) e da Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar). Na proposta, apresentada via Comissão de Participação Legislativa, Femotiba e Fetespar repetem as mudanças já admitidas pelo Executivo no projeto original, que substituiu a aplicação de multa por incentivos a quem aderir ao programa. A diferença é que, em vez de Comitê Gestor, sugerem um conselho para administrar a iniciativa (031.00034.2021).
Mais comissões
Também na terça, só que pela manhã, antes da sessão plenária, às 8h15, quem se reúne é a Comissão de Serviço Público. Presidida por Ezequias Barros (PMB), ela deliberará sobre cinco projetos de lei (confira a pauta). Na lista, um dos projetos estruturantes da parceria público-privada da iluminação pública, que muda a cobrança da Cosip (002.00001.2021), e outro, que revoga a Lei da Utilidade Pública (002.00006.2021).
Na quarta-feira (11), logo após a sessão, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, presidida por Noemia Rocha (MDB), tem reunião agendada. E, no mesmo dia, às 14h30, haverá encontro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, dirigida por Serginho do Posto (DEM). A pauta de ambas estará disponível na véspera dos encontros, podendo ser consultada pelo Sistema de Proposições Legislativas da CMC (acesse clicando aqui).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba