Semana Pró-Mulher promove treinamento contra assédio sexual
A palestra vai abordar, por exemplo, o auxílio à mulher em situação de assédio ou importunação sexual (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, nesta quinta-feira (9), mais uma atividade da Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público. A procuradora da Mulher, vereadora Maria Leticia (PV), ministrará palestra sobre os mecanismos de proteção ao assédio e à importunação sexual nos estabelecimentos comerciantes da cidade. Gratuito, o treinamento é aberto à população e conta com o apoio de entidades do setor de bares, casas noturnas, restaurantes e hotelaria.
O debate será realizado das 16h às 17h, no auditório do Anexo 2 (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto). A inscrição deve ser feita na internet, por meio deste link. A palestra também será transmitida, em tempo real, pelo canal da CMC no YouTube.
A atividade foi motivada pelo caso do jogador brasileiro Daniel Alves, preso na Espanha, desde o dia 20 de janeiro, acusado de estuprar uma mulher, no fim de 2022, em uma boate de Barcelona. “A proteção da vítima, no caso espanhol, só foi possível porque o país conta com um protocolo especial de atuação, cujo foco é prevenir a importunação sexual e, diante de uma ocorrência, prestar atendimento à vítima”, aponta Maria Leticia, que também é médica legista.
Curitiba, lembra a vereadora, é pioneira nesse sentido. A capital já conta com as leis municipais 15.590/2020 e 15.901/2021, que protegem as mulheres e trabalhadoras do setor em situação de risco de assédio. No entanto, Maria Leticia avalia que muitos estabelecimentos têm dúvidas de como aplicar a legislação.
As leis deram origem à cartilha “Uma dose de respeito”, que conceitua os diferentes tipos de assédio (vertical, horizontal, ascendente, moral e sexual) e a importunação sexual. O manual também fala das consequências emocionais, físicas e comportamentais que a pessoa exposta pode sofrer. além de explicar como auxiliar a vítima. As dicas serão apresentadas na palestra desta quinta (9) e, após a apresentação, o público poderá tirar dúvidas sobre a aplicação da lei.
A atividade é apoiada pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc) e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região (Sindehotéis).
Semana Pró-Mulher
Organizada pela Procuradoria da Mulher (ProMulher), a programação especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tem atividades até esta sexta (10). Além de Maria Leticia, o órgão da administração do Legislativo é formado por duas procuradoras adjuntas, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Noemia Rocha (MDB).
A abertura do evento, nessa segunda (6), foi realizada em plenário, com o batismo da Escola do Legislativo com o nome da primeira vereadora de Curitiba: Maria Olympia Carneiro Mochel. Eleita em 1947, aos 21 anos de idade, ela fez parte da primeira legislatura contemporânea e chegou a fazer parte da Mesa Diretora da CMC.
Na terça (7) à tarde, foi a vez de mulheres compartilharem uma roda de conversa. Nesta quarta (8), em plenário, a Tribuna Livre da Câmara debateu a violência contra a mulher com a psicóloga Jéssica Paula da Silva Mendes, da Defensoria Pública do Estado do Paraná e da Casa da Mulher Brasileira. Às 19h30, será a vez da tradicional sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, em que a bancada feminina indica as homenageadas da noite.
A semana especial será finalizada, nesta sexta (10), com atividade na Boca Maldita. Vereadoras e servidores da Câmara de Curitiba promoverão, das 14h30 às 17h30, os serviços ofertados pela ProMulher, que podem ser acessados pela população de forma gratuita.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba