Semana Plena Saúde já realizou 240 exames preventivos

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2012 18h20, última modificação 09/09/2021 10h21
No segundo dia da Semana Plena Saúde, período em que a Câmara de Curitiba disponibiliza para os vereadores e funcionários do Legislativo exames preventivos dentro da própria instituição, o foco foi identificar casos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Durante a quarta-feira (21), foram realizados 67 exames para avaliar a capacidade respiratória e a oxigenação sanguínea dos interessados, que depois eram submetidos a avaliações clínicas pelos médicos Leonardo Augusto Kuriqui (manhã) e Lilian Zimmermann de Quadros (tarde). Os testes de glicemia continuaram e terminam nesta quinta-feira (22), no último dia da atividade.
A DPOC é uma doença que surge, geralmente, após os 40 anos de idade, principalmente em fumantes ou ex-fumantes. Os principais sintomas são tosse com secreção e falta de ar ao realizar atividades físicas mais exigentes, como subir lances de escada ou caminhar mais rápido. Estima-se que sete milhões de brasileiros tenham a doença e que 12% desconheçam essa situação, deixando de procurar atendimento médico adequado.
“Estamos atendendo além do esperado, até acima da nossa capacidade, para receber todas as pessoas que procuraram os exames nesse ano”, diz Márcia Umbria, coordenadora do Programa de Educação em Saúde Continuada (Pesc), do Setor de Medicina e Saúde Ocupacional (SMSO). Nesses dias já foram realizados 54 testes para a prevenção de glaucoma, 45 de glicemia, 45 de triglicerídeos e 29 de colesterol. Somados aos de DPOC, chega-se ao número parcial de 240 exames preventivos realizados até agora.
Para o Dr. Kuriqui, que integra o quadro próprio da Câmara de Curitiba desde agosto, e participa pela primeira vez da Semana Plena Saúde, a avaliação também é positiva. “É uma exigência legal que os ambientes de trabalho realizem anualmente uma semana voltada à prevenção de acidentes do trabalho. Na Câmara isso passou por uma alteração, para se adequar a um gosto do brasileiro pelos exames. As pessoas esquecem da prevenção, mas fazem exames”, brinca o médico. “O acompanhamento periódico é importante”, diz.
Kuriqui destaca que as informações de saúde dos servidores agora estão informatizadas, justamente para facilitar esse acompanhamento geral dos vereadores e funcionários. “Com os dados organizados é mais fácil emitir estudos e relatórios, com os quais nós analisamos a epidemiologia do local de trabalho”, explica o médico, que elogiou a equipe do SMSO. “Esse bom atendimento reflete na saúde das pessoas, que neste ano estão mais conscientes que precisam cuidar da saúde preventivamente e tem nos procurado aqui no SMSO”, concorda Márcia Umbria. Na quinta-feira, durante a manhã e a tarde, os funcionários poderão fazer um exame para detectar câncer de pele.