Semana Lixo Zero será apresentada na Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 03/11/2015 13h40, última modificação 04/10/2021 10h41

A Tribuna Livre desta quarta-feira (4) vai debater a “Semana Lixo Zero” – realizada em Curitiba entre 23 e 31 de outubro, pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A convite do vereador Helio Wirbiski (PPS), o resultado do evento será apresentado por Vinício Bruni, coordenador de resíduos sólidos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA); e Jéssica Pertile, membro da comissão organizadora do “Congresso Internacional sobre Lixo Zero e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos”.

Com sede na cidade de Florianópolis, o Instituto Lixo Zero Brasil foi fundado em 2010 e, conforme esclarece seu site, “tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero na sociedade e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre os resíduos gerados”.

O manejo inadequado de resíduos sólidos ensejou a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei federal 12.305/2010. Esta legislação incorporou novos conceitos à gestão de resíduos, como o acordo setorial (responsabilidade da empresa pelos ciclo de vida dos produtos), logística reversa (reaproveitamento dos resíduos pelas empresas) e a coleta seletiva, feita a partir da classificação dos resíduos.

Em tramitação
Wirbiski é autor do projeto de lei que insere a Semana do Lixo Zero no calendário oficial de eventos do município. A proposta (005.00161.2015) frisa que a atividade tem por finalidade: fomentar a economia circular; conscientizar sobre a redução dos resíduos por toda a sociedade; proporcionar experiências lúdicas e técnicas; apoiar e incentivar o cooperativismo; oportunizar o lançamento de novidades tecnológicas locais; favorecer e contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; e incentivar o consumo consciente.

Na justificativa, o parlamentar salienta que Curitiba “carece de novas iniciativas e abordagens com seus resíduos, visto o aumento da população, do consumo e a dificuldade de infraestrutura e pessoal. Para Helio Wirbiski, a cidade precisa de novas abordagens e perspectivas, além de melhorar a comunicação com a população, integrando o assunto no dia a dia das pessoas. A proposta já passou pela análise das comissões permanentes da Câmara de Curitiba e aguarda votação em plenário.