Semana Lixo Zero 2023 começa na Câmara de Curitiba
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e vereadores mirinsi participaram de oficina de compostagem do Instituto Amigos de Gaia. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu início, nesta segunda-feira (23), à programação das atividades institucionais da Semana Lixo Zero. Organizadas pela Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos e a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, as ações têm a parceria do movimento Paraná Lixo Zero. O tema central da campanha, em 2023, é "Acordo social".
“A Câmara Municipal participa de uma ação junto com o Paraná Lixo Zero nesta semana que nós tivemos a alegria de chamar de ‘Câmara Lixo Zero’. Será feita uma série de ações aqui [na Casa], junto com a Escola do Legislativo”, explicou, durante a sessão plenária, a presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Maria Leticia (PV).
“Ficam os senhores e as senhoras vereadores todos convidados a participar. E, com muita honra, informo que tudo isso surge com a aprovação da lei 15.852, em 2021, pela [iniciativa da] Comissão de Meio Ambiente, que tratou exatamente, especificamente, de incluir na cidade as ações relativas à compostagem”, completou a vereadora.
Oficina de compostagem para estudantes de Curitiba
A primeira ação da Semana Câmara Lixo Zero foi uma oficina de compostagem, na tarde desta segunda. A atividade foi ministrada pela bióloga Morgana Souza, do Instituto de Educação Ambiental Amigos de Gaia, para um grupo de 27 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Herley Mehl. A turma foi acompanhada da coordenadora Jislaine Antunes dos Santos e da professora de Língua Portuguesa Débora Dugonski.
“Elas são o futuro [as crianças], mas qual futuro? Se elas continuarem reproduzindo o que a minha geração fez, o que as outras gerações fizeram, não vai dar certo, porque já não deu certo”, disse Morgana. “A gente precisa integrar eles na natureza”, complementou. Durante a oficina, ela explicou ao grupo a importância do incentivo à compostagem doméstica, convertendo os resíduos orgânicos, como borra de café e cascas de frutas, legumes e vegetais, em adubo.
A vereadora mirim Bruna Eduarda Kohler, que tomou posse no Parlamento Jovem com outros sete jovens na manhã desta segunda, teve a sustentabilidade como plataforma durante a campanha à vaga no programa. “Eu gosto muito desse assunto e a gente escuta cada vez mais na televisão sobre o problema do aquecimento”, declarou. A estudante disse que já tem uma ideia de projeto fictício para apresentar, com a criação, por exemplo, de composteiras em algumas regiões da cidade.
Também participaram da oficina outros quatro vereadores mirins da Escola Estadual Cívico Militar Yvone Pimentel, do Novo Mundo: Ricardo Colaço Dvorak, Eduardo Shmidt Hort, Beatriz Ribeiro da Silva, Pedro da Silveira Kalva. Na tarde desta terça (24), Morgana irá ministrar a oficina de compostagem para turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sesi.
A Semana Câmara Lixo Zero também terá outras atividades, como um debate, na tarde desta quarta (25), sobre a importância do consumo consciente e da responsabilidade com os resíduos que nós geramos. A palestra será ministrada pela advogada Flávia Sotto Maior, embaixadora da campanha Lixo Zero no Paraná. Na próxima quinta (26), pela manhã, a Comissão de Meio Ambiente convida todos os vereadores para uma visita guiada à Fazenda Urbana Cajuru, programa da Prefeitura de Curitiba (confira a programação).
*Estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba