Semana do Skate deve fomentar prática esportiva
Fomentar e difundir a prática do skate em Curitiba. Com estes objetivos, a Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (27), projeto de lei de Chico do Uberaba (PMN) que institui na cidade a Semana do Skate, a ser realizada sempre na terceira semana do mês de junho. De acordo com o texto acatado pelos vereadores, a semana deve contar com iniciativas promovidas pelo poder público municipal, como a realização de eventos, manutenção e construção de espaços adequados à prática do esporte, além da coparticipação em projetos sociais que estimulem o uso do skate.
Na defesa de sua proposta, Chico do Uberaba recordou que Curitiba sempre foi um celeiro de campeões do skate, como Ferrugem, Piolho, entre outros, apesar de considerar a estrutura disponível “restrita, causando incômodo aos praticantes”. O parlamentar citou como exemplo projetos sociais que funcionam em bairros da capital e baseiam-se na crença de que o skate promove crescimento pessoal e autoconfiança. “No Portão temos o Grupo Ação Voluntária Skate e no Boqueirão, o Pé no Skate, que são trabalhos desenvolvidos também em escolas municipais, sempre com resultados positivos de sociabilização”, exemplificou.
Por fim, o autor do projeto de lei argumentou que a criação da semana fará as autoridades “voltarem os olhos para a realidade desta modalidade” além de auxiliar na promoção de “políticas públicas que tragam mais investimento ao esporte”. (com sonora)
Diversos vereadores manifestaram apoio à iniciativa, que não recebeu nenhum voto contrário, mas teve abstenção de Professora Josete (PT). Cristiano Santos (PV) se disse favorável a todo incentivo ao esporte, como mecanismo de afastar os jovens da violência. Da mesma forma colaborou Valdemir Soares (PRB), que garantiu apoio na realização de eventos alusivos à data e de conscientização em relação ao risco do uso de drogas. Soares lembrou que Curitiba já possui o Dia do Skate, em 21 de junho, mas acredita que a proposta aprovada ajuda a consolidar a importância do tema.
Também participaram do debate os vereadores Colpani e Mauro Ignacio, do PSB, Helio Wirbiski (PPS), Tiago Gevert e Mestre Pop, do PSC, Pedro Paulo (PT), Noemia Rocha (PMDB) e Tico Kuzma (PROS).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba