Semana do Lixo Zero será votada em plenário segunda-feira
Na próxima segunda-feira (30), os vereadores de Curitiba votarão, em primeiro turno, a inclusão da Semana do Lixo Zero no calendário oficial de eventos. Proposta por Helio Wirbiski (PPS), a atividade busca “recuperar a consciência ecológica” da população (005.00161.2015). “A cidade carece de novas iniciativas e abordagens em relação aos resíduos, visto o aumento da população e do consumo, bem como da dificuldade de infraestrutura e pessoal”, comenta o parlamentar.
A Semana do Lixo Zero já é promovida em Curitiba e em 2015 ocorreu entre os dias 23 e 31 de outubro. “A realização da semana envolveu mais de mil pessoas e 30 instituições públicas e privadas. Os participantes tiveram aceso a palestras, cursos e outras ações sobre o tema”, disse Jéssia Pertile, do Instituto Lixo Zero, na Tribuna Livre realizada dia 4 de novembro (leia mais). “Defendendo o meio ambiente, estamos defendendo nós mesmos”, diz Wirbiski, que apoia a iniciativa.
No mesmo dia, os vereadores votam proposta do prefeito que doa à Companhia de Habitação Popular (Cohab-CT) um terreno de 523,65 m² no Prado Velho, avaliado em R$ 320 mil (005.00079.2015). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pede que seja respeitada a faixa de preservação permanente de 50 metros na relocação de famílias, “bem como seja apresentado o PGRCC [Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil] e PRAD [Plano de Recuperação de Áreas Degradadas]” - sob pena de a área voltar a ser bem do Município.
Também em primeiro turno, a Câmara Municipal vota a concessão do título de cidadão honorário ao general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, por sugestão do vereador Paulo Salamuni (PV). Nascido em 20 de setembro de 1955, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, iniciou sua carreira militar em 1974, quando passou a integrar a Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende, no Rio de Janeiro (006.00018.2015).
Regional do Tatuquara
Na próxima segunda-feira (30) começa o prazo para recebimento de emendas ao projeto do prefeito que solicita crédito adicional no valor de R$ 1,218 milhão para atender às despesas com obras na Rua da Cidadania do Tatuquara (013.00006.2015). De acordo com o Executivo, o valor a mais é proveniente de superavit financeiro do ano de 2014.
A regularização da Regional do Tatuquara, que contempla também os bairros Campo de Santana e Caximba, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 9 de novembro. O equipamento atenderá uma população de cerca de 82 mil moradores. A nova regional efetiva a décima administração descentralizada da cidade (leia mais).
Segundo turno
Em segunda votação, na sessão desta segunda, os vereadores apreciarão a proposição que declara de utilidade pública o Instituto Qualicare (014.00018.2015), apresentado pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). A instituição apoia campanhas nacionais de conscientização relacionadas à prevenção do câncer de mama, em prol do fim da violência contra as mulheres e pelo enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O Instituto Qualicare desenvolve suas atividades junto a empresas, governo e organizações do terceiro setor – em especial no segmento cristão.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba