Semana do Idoso vai incentivar prevenção

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2011 18h20, última modificação 06/08/2021 07h50
A prevenção e recuperação da saúde física e mental do idoso serão pontos evidenciados durante a realização da primeira Semana Municipal de Atenção ao Idoso, juntamente com os Jogos Municipais da Terceira Idade. Os eventos estão previstos para acontecer em Curitiba no início de outubro de cada ano.
As novas oportunidades às pessoas com mais de 60 anos estão asseguradas em projeto de lei do líder do PDT na Câmara Municipal, vereador Tito Zeglin, aprovado em segundo turno na sessão plenária desta quarta-feira (22), ressaltando o dispositivo constitucional do Estatuto do Idoso sobre o direito à educação, cultura, esporte, lazer, diversão e serviços que respeitem a peculiar condição desta parcela da população.
Objetivos
Com duas emendas que aprimoram os objetivos da iniciativa, o projeto visa contribuir na reversão da imagem do idoso na sociedade e sensibilizar para novas formas de participação da pessoa idosa, “ainda em condições de produção e vida ativa”, de acordo com o autor.
O convívio social e a troca de experiências em assuntos de promoção da saúde, prática esportiva, resgate da autoestima também estão entre os principais objetivos do projeto aprovado pelo Legislativo.A primeira Semana deve acontecer já no início de outubro deste ano, para coincidir com o Dia Nacional do Idoso, comemorado a 1º de outubro.
Jogos
Os jogos municipais durante as atividades desta semana deverão ter caráter competitivo e filantrópico com premiações por modalidades instituídas de acordo com a capacidade física e mental da pessoa idosa. A Semana e os jogos estarão abertos a toda a população e aos grupos de idosos atuantes em projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pela Fundação de Ação Social, a FAS.