Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho marca novembro na CMC
Com o tema “Conexões em ação! Potencializando comunicação, liderança e relacionamento interpessoal”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, de 21 a 22 de novembro, a 2ª Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). Organizado pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), em parceria com a Diretoria de Gestão e Recursos Humanos (DGRH), o evento foi voltado a servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa.
A abertura, no dia 20, foi realizada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode). O vereador enfatizou a necessidade de “estabelecer um pacto de bom relacionamento laboral". Na mesma tarde, houve exercícios de ginástica laboral e a palestra “A começar em mim”, que falou sobre motivação e convivência no ambiente de trabalho.
Na terça-feira, dia 21, houve palestras com os temas “Apoio à empregabilidade assistida”, “Segurança psicológica no trabalho” e “Comunicação não violenta”. O diretor-geral da CMC, Glauco Machado Requião, encerrou a Sipat, no dia 22, com a palestra “Você sabe quanto vale o seu trabalho?”.
"É preciso", refletiu o diretor-geral, “pensar se os valores que eu admiro hoje na minha vida e que eu procuro cultuar, fortalecer, são os mesmos da minha instituição e se eu estou disposto a compartilhar desses valores com os outros”. Conforme a chefe da DSO, a servidora Liege da Fonseca Rocha, os temas debatidos na 2ª Sipat priorizaram a saúde mental e as relações interpessoais a partir da demanda levantada junto aos servidores da Casa.
Entre os dias 16 e 17 de novembro, antecedendo a Sipat, a Câmara de Curitiba promoveu um curso de segurança e primeiros-socorros para os servidores que fazem parte da Brigada de Incêndio. A iniciativa foi da Diretoria de Segurança e da Comissão Especial de Proteção da Atividade Funcional (Copraf).
O curso foi ministrado pelos instrutores Luis Felipe de Oliveira, Lucas William Bonifácio e Gabrielle Amanda Gumiela, de uma empresa terceirizada. A reciclagem dos brigadistas deve ser realizada a cada dois anos, conforme previsão legal.
Educação financeira e investimentos foi tema de capacitação na CMC
Na tarde do dia 7 de novembro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve uma palestra interna com o tema “Educação financeira e orientação para investimentos". A capacitação foi ministrada pelos servidores Filipi de Mello Attini, da Diretoria Contábil-Financeira (DCF), e Rodrigo Verri Schnekenberg, do Departamento de Processo Legislativo (Deprole). O evento foi organizado pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) e contou com o apoio da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.
A diretora da Escola do Legislativo, Débora Reis Leal, abriu a palestra. “Um funcionário feliz também é aquele que não se preocupa financeiramente. E muito disso está na nossa maneira de administrar aquilo que a gente tem todo mês”, afirmou a servidora. “Infelizmente, eu acompanhei, ao longo desses anos que eu estou aqui na Casa, colegas altamente endividados", lamentou o diretor da DGRH, Everton Luiz Beckert. "Às vezes, o que faltava era justamente isso, uma orientação, um aconselhamento; porque não basta ganhar bem, é preciso saber administrar aquilo que se ganha”, concluiu.
Attini, que é formado em Ciências Econômicas, falou sobre a educação financeira. "Todos nós somos homo economicus, ou seja, nós tomamos decisões a respeito de nossos recursos. E a gente está falando aqui sobre educação financeira, ou seja, existe um ideal, uma maneira melhor de tomar essas decisões”, explicou.
Dando dicas para melhorar a saúde financeira, ele disse que são três os caminhos a serem seguidos: consumir, poupar ou investir. “A chave da educação financeira é você saber tomar essa decisão de como equilibrar o seu orçamento nessas três coisas”, pontuou.
Formado em Direito, Schnekenberg se aprofundou no tema dos investimentos. “Investir é um processo que envolve um tripé, que são o autoconhecimento, conhecimento e investimento, que também pode ser dividido entre os planos do planejamento. A primeira parte é o planejamento estratégico, que é conhecer o que eu quero, o que eu busco”, explicou o palestrante. Ele citou quatro hipóteses: reserva de emergência, a compra de um imóvel, aposentadoria ou uma viagem; sendo que cada uma delas vai exigir uma estratégia própria.
Em novembro, Programa Jovem CMC falou sobre vocação
No Programa Jovem CMC de novembro, os estagiários do Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná assistiram a uma palestra, na tarde do dia 23, com o diretor-geral Glauco Machado Requião. O tema do bate-papo foi “Vocação: Somos chamados para quê?”, sobre os valores relacionados ao trabalho e como ele pode nos fazer crescer como seres humanos.
“O trabalho tem duas dimensões, uma dimensão objetiva, que é aquilo que a gente faz tecnicamente no nosso trabalho, a forma técnica com que a gente faz, a perfeição, o estudo", argumentou Requião. E a parte subjetiva, continuou, "é o que o trabalho produz em nós como pessoas”.
Já os estagiários do período da manhã puderam acompanhar palestra ministrada pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) com o tema “Zé ou José: Quem é você?”. O Programa Jovem CMC é realizado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional, e promove encontros mensais com os estagiários de Ensino Médio, inclusive os guardas mirins.
Em novembro, a Escola do Legislativo também promoveu, tanto para os servidores quanto para o público externo, o seminário “Programa Nota Paraná e Suas Novas Funcionalidades”. A atividade foi ministrada pela coordenadora estadual do Programa Nota Paraná e auditora fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Marta Gambini (saiba mais).
Campanha arrecada material escolar e brinquedos para Instituto Futebol de Rua
Outra ação de novembro foi o evento beneficente "Jogar e fazer o bem", organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap). A atividade reuniu mais de 2 mil pessoas no estádio Ligga Arena, no dia 11, e arrecadou cerca de 600 kits de material escolar e de 3,5 mil brinquedos para crianças atendidas pelo Instituto Futebol de Rua, projeto social apoiado pela Funcap.
"Estamos emocionados com o impacto positivo que conseguimos alcançar, graças à colaboração e ao apoio de cada pessoa que fez parte deste evento memorável", comemorou o presidente da ASCMC, Hamilton Junior. Ao todo, foram dez jogos solidários, com a participação de vereadores, deputados, servidores, ex-atletas profissionais e influenciadores digitais. Nesta edição, as mulheres também participaram, com a formação de dois times.
Câmara de Curitiba distribui 40 composteiras
No dia 9 de novembro, a Câmara, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SSMA), distribuiu 40 composteiras. Oito delas foram disponibilizadas em departamentos da Casa e as outras 32, entregues a vereadores e a servidores que se inscreveram na ação.
Junto às composteiras, foram entregues cartilhas com orientações de como transformar os resíduos orgânicos em adubo, o que diminui o volume de lixo nos aterros sanitários. A Prefeitura de Curitiba adquiriu cerca de 2 mil kits de compostagem graças a emendas parlamentares das vereadoras Amália Tortato (Novo) e Maria Leticia (PV).
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba