Semana de homenagem à Colônia Alemã está em tramitação na CMC

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2019 07h15, última modificação 12/11/2021 06h43

Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto de lei protocolado pelo vereador Paulo Rink (PL) que institui a Semana da Colônia Alemã, a ser realizada anualmente na semana do dia 7 de setembro. “Os primeiros imigrantes germânicos chegaram ao Paraná em 19 de fevereiro de 1829 e se estabeleceram às margens do Rio Iguaçu, na atual cidade de Rio Negro, oriundos do Trier, divisa com Luxemburgo”, explica o autor (005.00210.2019).

O texto da proposição prevê que a semana temática seja parte do calendário escolar e das atividades culturais e turísticas da cidade. Pra justificar a homenagem anual, o autor cita o aniversário de 190 anos da imigração alemã ao Estado. “Com escassez de terras disponíveis nas ‘colônias velhas’ do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, milhares de famílias de descendentes dos alemães migraram para o Oeste do Paraná. São os filhos de terceira, quarta e quinta gerações dos alemães que aportaram nas décadas de 1820 a 1880, procedentes dos territórios alemães”, detalha.

A justificativa da proposição também lembra situações em que a chegada dos alemães ao Paraná foram homenageadas: na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná foram realizadas apresentações com dança e música, e no site da Prefeitura de Curitiba também há um destaque sobre a imigração alemã “eles iniciaram o processo de industrialização - metalurgia e gráfica -, incrementaram o comércio, introduziram modificações na arquitetura e disseminaram hábitos alimentares”.

A instituição da Semana da Colônia Alemã é fundamentada no artigo 178,V, e 181 da Lei Orgânica de Curitiba, que assegura a fixação de datas comemorativas e programas de incentivo voltados ao desenvolvimento da cultura popular, justifica o autor.

Tramitação
A matéria começou a tramitar oficialmente na CMC com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária de 18 de outubro. Recebeu instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Casa e foi encaminhada para análise das comissões temáticas. Durante essa fase, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões nos textos ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados por seu teor. Depois de passar pelas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.

*Notícia elaborada pela estudante de Comunicação Organizacional Thaiane Lago Rovani, especial para a CMC.
Revisão e supervisão do estágio: Filipi Oliveira.