Semana de Coleta de Resíduos já pode ser votada em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2017 14h10, última modificação 18/10/2021 10h23

Aguarda análise em primeiro turno, pelo plenário da Câmara Municipal, o projeto de lei que propõe a inclusão, no calendário oficial de Curitiba, da “Semana de Coleta de Resíduos”, a ser divulgada e executada trimestralmente. A matéria, de autoria do vereador Helio Wirbiski (PPS), recebeu parecer favorável de Geovane Fernandes (PTB) e foi acatada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em reunião nesta segunda-feira (5). O texto autoriza o Executivo a firmar parcerias com instituições públicas e privadas para promover ações conjuntas neste sentido (005.00022.2017).

O texto determina que os resíduos a serem coletados deverão ser selecionados e destinados conforme as leis ambientais vigentes. Os materiais visados pela “Semana de Coleta de Resíduos” seriam eletrônicos, gesso, madeira, tintas, latas em geral, pneus, óleo de cozinha, garrafas pet, sacos de cimento, pilhas e baterias, papeis, revistas e jornais, vidros e garrafas, remédios, plásticos em geral, material de demolição, roupas e móveis.

Wirbiski defende que a realização trimestral de um evento deste porte é necessária diante da grande quantidade de resíduos gerados e que “a coleta frequente pode prevenir acúmulo de entulhos em córregos, rios e terrenos baldios, permitindo a reciclagem ou até a reutilização dos materiais”

Para entender melhor o projeto, o vereador Goura (PDT) pediu vista à matéria de autoria do prefeito que pretende incluir na lista de possíveis unidades de conservação “bosques de conservação da biodiversidade urbana” (005.00187.2017), acrescentando a categoria às outras nove já classificadas na lei 9.804/2000.

Segundo o texto do Executivo, a inclusão desses bosques “vem formalizar as inúmeras áreas já implantadas que possuem esta característica, fragmentos importantes de bosques com possibilidade de proteção associada ao uso público, mas que não encontram uma classificação adequada para enquadramento no Sistema Municipal de Unidades de Conservação”.

São integrantes da Comissão de Meio Ambiente Fabiane Rosa (PSDC), presidente, Goura, vice, Cristiano Santos (PV), Geovane Fernandes e Katia Dittrich (SD).