Semana da Saúde Bucal tem parecer positivo de comissão
Estima-se que em 2016, no Brasil, 15 mil pessoas sejam diagnosticados com câncer bucal. A previsão foi feita em junho, na Câmara de Vereadores, pelo chefe de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi, durante uma Tribuna Livre sobre o tema (leia mais). Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte deu parecer positivo à criação, em Curitiba, de uma Semana Municipal da Saúde Bucal (005.00034.2016).
A Semana da Saúde Bucal, com foco na prevenção e conscientização, seria realizada anualmente próximo do dia 25 de outubro – data em que é comemorado nacionalmente o Dia do Cirurgião Dentista. O câncer bucal estaria associado, segundo especialistas, ao tabagismo, ao consumo de bebidas alcoólicas e ao HPV. "O paciente só o procura com dor. Então não é culpa do dentista que [o câncer bucal] não está sendo diagnosticado", alertou Moacir Sassi, do Erasto Gaertner. Com o aval da comissão, a proposição segue para análise do colegiado de Educação, Cultura e Turismo – que avalia todas datas comemorativas.
Dentro de carros
Não houve consenso, entre os membros da Comissão de Saúde, sobre o projeto de lei que proíbe o ato de fumar no interior de veículos que estiverem transportando crianças de até 12 anos incompletos (005.00194.2015). A relatoria indicou parecer positivo, mas parlamentares discutiram se é papel do Poder Público legislar sobre a intimidade do indivíduo.
Foi feito pedido de vista, que suspendeu a análise do projeto de lei, com a promessa de um voto em separado sobre a matéria. A proposição estabelece que multa indexada a 100 Ufirs (Unidades Fiscais de Referência), mesmo que as janelas do veículo estejam abertas. Argumenta-se, na proposição, que os "fumantes passivos" ocupam a terceira colocação no ranking internacional de mortes evitáveis. O valor arrecado seria revertido ao Fundo Municipal de Saúde.
Também recebeu parecer favorável ao trâmite uma alteração na lei municipal 13.263/2009, que declarava de utilidade pública a ONG Saúde Esporte, que passaria a ser denominada "Sociedade Esportiva Saúde Esporte" (015.00002.2016). Duas novas declarações de utilidade, à Associação Turomm de Assistência Social (014.00010.2016) e à Associação Pelo Meio Ambiente e Pela Paz (014.00012.2016), tiveram o mesmo apoio da Comissão de Saúde.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas notícias que abordem requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois no pleito municipal serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020). Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas). Para acessar esse dado, clique nos links destacados dentro dos textos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba