Semana da Enfermagem é celebrada em sessão solene na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2014 11h25, última modificação 23/09/2021 10h31

Na noite desta terça-feira (27), a Câmara de Curitiba promoveu uma sessão solene alusiva às comemorações da Semana da Enfermagem (cuja realização integra o calendário de eventos oficiais do Município). A iniciativa foi do vereador Dirceu Moreira (PSL) e a cerimônia teve a condução de Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa.

Salamuni destacou a importância de se reconhecer o trabalho e a dedicação dos profissionais de enfermagem, “prática profissional que deve harmonizar conhecimento técnico e doação humana”. Para ele foi pertinente a inclusão no calendário de eventos da Semana da Enfermagem, que este ano aconteceu entre os dias 12 e 20 de maio, com o tema “Os desafios da Enfermagem da Nova Geração”. Para o vereador Salamuni, “trata-se de uma daquelas atividades basilares para a sustentação de qualquer sociedade. A cada momento do dia, em algum lugar, alguma enfermeira está salvando alguém”.

Dirceu Moreira, propositor da homenagem, lembrou que a ideia central da Semana da Enfermagem é propor uma oportunidade de valorização da categoria, por meio da promoção de um conjunto de eventos. “Desde o início do meu 2º mandato, propus 95 projetos: 58 na área de saúde e 12 especificamente voltados para as demandas e necessidades dos profissionais de enfermagem”, afirmou Dirceu.

A redução da jornada de trabalho dos enfermeiros em Curitiba, de 40 para 30 horas semanais, foi lembrada pelo vereador: “uma luta nacional que em Curitiba foi decidida favoravelmente aos enfermeiros. O Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) tem batalhado pela adoção dessa medida em outras cidades do Estado”, destacou. Moreira também mencionou a recente realização, no dia 18 de maio, da 1ª Corria Rústica da categoria, que envolveu mais de 3 mil participantes. “Outra iniciativa igualmente incorporada ao calendário oficial de Curitiba”, disse ele.

“Curitiba, com esta premiação, exalta enfermeiros e profissionais a área de enfermagem provenientes dos mais diversos meios: universidades, hospitais, privados, unidades de pronto-atendimento, enfim, todas as formas de estabelecimento hospitalar”, ressaltou o parlamentar.   

Agradecimento
Cleusa de Fátima Ferreira da Silva, Auxiliar de Enfermagem da Unidade de Saúde Taís Viviane Machado, no bairro Cidade Industrial (CIC), proferiu o agradecimento em nome das homenageadas. Para ela, “a prática da enfermagem estabelece desafios diários, situações às vezes extremas, que exigem tomadas de decisões rápidas, mas prudentes, sempre em prol do bem-estar do enfermo. Acima de tudo, a ética profissional deve pautar cada ato”.

“Ninguém honesto trabalha pensando exclusivamente em reconhecimento, mas quando o trabalho é uma manifestação justa e espontânea, torna-se aceito e desejável. A Semana da Enfermagem não só promove o reconhecimento da atuação de profissionais da área, como também ajuda a divulgar a realidade e as causas que movimentam a categoria”, afirmou Cleusa de Fátima Ferreira.

O presidente da Câmara, Paulo Salamuni, encerrou a solenidade lembrando uma passagem da famosa atriz americana Rita Hayworth, que ao visitar um campo de flagelados e feridos da II Grande Guerra Mundial, disse, ao ver uma enfermeira limpando as chagas de um ferido: “eu não faria isso por dinheiro nenhum do mundo". E aquela enfermeira respondeu de pronto: "eu também não faria por dinheiro nenhum no mundo. Estou aqui voluntariamente". “Os profissionais da enfermagem são imprescindíveis para a consolidação de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais fraterna”, concluiu o parlamentar.

Presenças e homenageados
Além de Paulo Salamuni e Dirceu Moreira, também prestigiou o evento o vereador Paulo Rink (PPS). A mesa foi composta por: Vera Lúcia da Silva, Diretora da Gestão do Trabalho em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, representando o prefeito Gustavo Fruet e o secretário municipal de saúde, Adriano Massuda; e Rita Franz, representando o Coren-PR.

Foram homenageados: Ana Cláudia Gifforn, diretora de enfermagem do Hospital Evangélico; Angelita Vicentin, coordenadora de enfermagem da Unibrasil; Antônia Ferreira, auxiliar de enfermagem da Uniade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista; Camile Barreto Zanoni, do Hospital Marcelino Champagnat, representada por Dilcéia Barreto Zanoni; Carina Cavallari, enfermeira da Prefeitura de Curitib; Carla Baptista Martins, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Tapajós; Edenice de Oliveira Santana Bay, do Hospital Erasto Gaertner; Eliane Preis, técnica de enfermagem do Hospital Erasto Gaertner; Elizabeth Zampier Barreto, enfermeira do grupo Cirurgia e Diagnose em Oftalmologia do Paraná (CDOP); Graça Cunha, enfermeira do Hospital de Clinicas; Inae Tatiane Dias, enfermeira e autoridade sanitária de Saúde Publica; Jacyrene Zacarias, enfermeira e coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão; Jane Sescatto, enfermeira da Superintendência Executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, representada por Carmem Cristina Moura dos Santos; Janete Rodrigues da Silva, enfermeira, coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Comprido; João Figueiredo, auxiliar de enfermagem, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista; Jociane Custódio, enfermeira do Hospital Marcelino Champagnat; Leiliane Leite da Silva, Enfermeira do Hospital de Araucária e UTI do Hospital Evangélico; Lourdes Mitiko Bancho Freitas, Gerente da Unidade de Saúde Tapajós; Maria de Fátima Stocco, enfermeira da Unidade de Saúde Taís Viviane Machado localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC); Maria Zélia Cordeiro, auxiliar de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento Boa Vista; Mariane da Costa, enfermeira coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cajuru; Mônica Batista Cordeiro, da Unibrasil; Resi Rejane Huennermann, enfermeira da Hemodinâmica do Hospital de Clínicas e conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR); Simone Pereira da Silva, enfermeira do Hospital Angelina Caron; Vera Lúcia da Silva, enfermeira, diretora do Departamento de Gestão do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.

Também foram homenageadas: Adriane Freire de Souza, técnica de enfermagem no Hospital Angelina Caron; Angela Tabisz, enfermeira da Clínica Renal de Curitiba; Carlos Ubiratan, enfermeiro do Hospital Angelina Caron; Cleusa de Fátima Ferreira da Silva, auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde Taís Viviane Machado; Ester Mittmann, enfermeira supervisora do Hospital Evangélico; Helio Cudek, enfermeiro no Pró Renal; Joacir Arantes, enfermeiro do Hospital INC; Josiléia Posonski da Silva, enfermeira, Supervisora do Hospital Angelina Caron; Juliana Neri, enfermeira do SAMU Móvel (helicóptero); Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Angelina Caron; Neucimary do Amaral, enfermeira, Diretora de Relações Sociais da COHAB e Talita Rennê Mendonça enfermeira do Hospital Angelina Caron.

A sessão solene contou com a apresentação do Trio Vocal Adventista.