Sem servidores públicos o combate à desigualdade é prejudicado

por Assessoria Comunicação publicado 08/12/2016 20h35, última modificação 13/10/2021 09h46

“O servidor público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias a qualquer hora exigem, pois escolheram servir à nação”, agradeceu Paulo Salamuni (PV), em nome dos vereadores de Curitiba, aos 14 servidores públicos homenageados na noite desta quinta-feira (8). Anualmente a Câmara Municipal entrega o Prêmio Servidor Público Padrão, dedicado a funcionários e aposentados que tenham se destacado por seu trabalho (lei 10.689/2003). A cerimônia foi presidida por Pedro Paulo (PDT), segundo-secretário do Legislativo.

Salamuni, que também é servidor público municipal, destacou a importância das políticas de enfrentamento da desigualdade social, executadas por funcionários públicos. “Sem os servidores, a criança pobre permaneceria marginalizada da educação, da nutrição, da saúde. Sem o servidor público, as minorias continuariam sendo esmagadas pela dominação econômica. Sem o servidor, a mulher continuaria sendo subjugada por preconceitos, pela tirania dos costumes. O meio ambiente, sem o servidor público, estaria num estágio mais avançado de deterioração”.

“Ter o empenho e os anos de trabalho publicamente reconhecidos é maravilhoso e também uma responsabilidade”, disse, na sequência, Jucimara Antonovicz, discursando em nome dos servidores. “É uma responsabilidade que nos motiva a continuar trilhando as veredas da competência e do amor pelas coisas públicas. Nenhum Estado consegue exercer bem suas prerrogativas junto à população, quando desprovido de um quadro de servidores responsáveis pelos serviços à disposição das pessoas”.

Homenageados
Fiscal da Secretaria de Urbanismo por 22 anos, hoje lotado na Regional do Boa Vista, o servidor público Celso Luiz Medeiros Santos foi o homenageado de Cristiano Santos (PV). Geovane Fernandes, do PTB, indicou para a honraria o enfermeiro Claudimiro da Silva Leite Júnior, que trabalha no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Edson Rivelino de Oliveira, que há 23 anos atua em órgãos públicos, e atualmente coordena o Programa Hortas Comunitárias, foi sugerido por Jonny Stica (PDT).

Depois de 11 anos na Controladoria do Detran, Eliane dos Santos Donini agora assessora as diretorias do Departamento de Trânsito do Paraná – Aldemir Manfron (PP) quis dar a ela essa distinção. Fernanda Boroski Krueger, indicada por Jorge Bernardi (Rede), trabalha na rede municipal de ensino desde 2004. Já Chicarelli (PSDC) sugeriu para o prêmio a técnica de enfermagem Geraldina Aparecida Machado, com 32 anos de carreira, que hoje trabalha na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

Joari Stahlschimidt, fisioterapeuta, é diretor do Distrito Sanitário do Bairro Novo e foi lembrado por Pedro Paulo (PDT) para a homenagem. Mauro Ignácio, do PSB, indicou o médico pediatra José Roberto Bodachne, do Hospital do Trabalhador e do Centro de Apoio Médico de Santa Felicidade. Jucimara do Rocio Antonovicz, que integrou a equipe técnica da Comissão de Economia do Legislativo, e foi lembrada pela vereadora Dona Lourdes (PSB), trabalha há 21 anos no serviço público.

A juíza federal substituta Patrícia Helena Daher Lopes Panasolo, indicada ao prêmio por Bruno Pessuti (PSD), é a atual presidente das Apajufe (Associação Paranaense dos Juízes Federais). Aposentado da Procuradoria Geral do Município, Paulo Roberto Ferreira Pereira foi o primeiro presidente da associação da categoria, carreira que motivou a sugestão de Paulo Salamuni (PV).Pedro Hugo Catossi, há 40 anos no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, atual presidente do Sindicato dos Contabilistas, foi lembrado por Helio Wirbiski (PPS).

Sueli Terezinha Muraro da Rocha, professora aposentada, trabalhou no Colégio Estadual Ângelo Volpato e na Escola Municipal dos Vinhedos – em ambas sendo vice-diretora. Indicada por Tito Zeglin (PDT), hoje é voluntária da Pastoral da Melhor Idade da Paróquia Santa Margarida. Já a vereadora Julieta Reis (DEM) sugeriu para a premiação uma homenagem a Geny Sass Eppinger, assistente social, que coordena o Programa Vida Nova e Preparação para a Aposentadoria do IPMC (Instituto da Previdência do Município de Curitiba).

 

O presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba, Manoel Eufrásio Carvalho de Oliveira Junior, recebeu uma saudação especial de Salamuni, em nome das demais autoridades presentes à cerimônia. Narciso Dóro Junior, presidente do Conselho Regional de Contabilidade; o coronel da Polícia Militar Arildo Medeiros Dias; os delegados Rubens Recalcati e Walter Baruf; e Lineu Thomas, representando Ratinho Júnior, secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, estiveram hoje no Legislativo.