Segurança no trânsito é tema de sugestão à Prefeitura de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu continuidade, na sessão desta quarta-feira (19), às discussões sobre a segurança no trânsito. Após aprovar, nessa segunda (17), sugestão ao Poder Executivo para a realização de campanhas educativas sobre o respeito à faixa de pedestres, o plenário avalizou outra indicação. Desta vez, o mote é a travessia em frente aos estabelecimentos de ensino da capital (203.00138.2018).
Acatada em votação simbólica, a indicação de ato administrativo sugere a substituição das lombadas por travessias elevadas. A justificativa é que esse redutor de velocidade ofereceria mais segurança aos alunos e à comunidade. A proposição reforça que, segundo o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os pedestres têm prioridade para cruzar a via em locais com faixas delimitadas para esse fim. A exceção é onde há sinalização semafórica, em que há a prioridade para quem está concluindo a travessia.
“A lombada não se respeita. Os veículos diminuem a velocidade, mas não param. Seria interessante que se começasse, tantos nos estabelecimentos [públicos] estaduais quanto municipais, a substituição”, afirmou o autor da sugestão, Mauro Ignácio (PSB). Para ele, a medida irá beneficiar estudantes, pais e professores. “Vem a pergunta como será feito isso, se estamos em um momento de crise. Através das emendas [ao orçamento da cidade]”, continuou o vereador.
Ambulantes
Outra sugestão acatada pelo plenário propõe à Prefeitura de Curitiba estudar a ampliação do número de ambulantes autorizados a comercializar churros no parque Barigui (203.00139.2018). Conforme a indicação, a demanda é dos vendedores, para que haja um atendimento mais eficiente ao público. A iniciativa também é assinada por Ignácio.
Ele é o autor da lei municipal 15.062/2017, que autorizou aos ambulantes a utilização de veículos automotores de pequeno porte adaptados, de reboque e de semirreboque (trailers) para a venda de alimentos. Segundo a regulamentação da norma, o decreto 400/2018, os veículos poderão pesar até 1,2 ton e comercializar churros, crepes, cachorro-quente e caldo de cana.
Homenagem
Também será enviada ao Poder Executivo uma sugestão de ato administrativo ou de gestão aprovada pelos vereadores, nesta manhã, para a criação de uma praça ou jardinete na rua Manoel Eufrásio, esquina com a rua Marechal Mallet, no bairro Juvevê (203.00140.2018). A ideia é homenagear Francisco Toda, cidadão falecido em agosto passado, aos 83 anos de idade, que desde 2014, após o incêndio e a demolição da sede da União Paranaense dos Estudantes (Upes), cuidava do local.
Foi Toda quem implantou no terreno, por exemplo, uma horta comunitária e um balanço utilizado pelas crianças da região. “Era um senhor idoso que cuidava do terreno, pertencente à Upes. Há um apreço muito grande dos moradores e estudantes pelo cuidado que ele tinha por aquela área”, argumentou o autor da sugestão, Goura (PDT). “Estamos sugerindo que a prefeitura faça a homenagem.”
Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba