Segurança no trânsito com faixas elevadas

por Assessoria Comunicação publicado 01/07/2011 16h50, última modificação 10/08/2021 10h44
A implantação de faixas elevadas para preservar a passagem de pedestres na maior parte das vias públicas de tráfego intenso, tem sido a alternativa recorrente para as administrações municipais, em todo o país. Para os bairros Santa Cândida e Sítio Cercado, nos extremos norte e sul da cidade, o terceiro secretário da Câmara de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PDT), faz este tipo de solicitação. O primeiro pedido para atender o trecho da rua João Alencar Guimarães, entre Fábio de Souza e Dom Orione. O segundo, para a estrada do Ganchinho, entre as ruas Hermínio Nichele e Nicola Pellanda. Nas duas situações, a preocupação é a mesma "com a segurança de pedestres, principalmente, idosos e crianças".
Velocidade
As faixas elevadas são usadas pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), desde a última década, para melhorar a segurança em locais com movimentação de veículos e transeuntes. São lugares onde o volume de veículos não justifica a colocação de semáforo, contudo, onde os motoristas não costumam dar preferência ao pedestre ou excedem a velocidade regulamentada para a via, conforme explica o órgão regulador de trânsito.
As faixas elevadas são um tipo de redutor de velocidade que não está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, mas tem sido usado em várias cidades. Técnicos de todo o país estão fazendo intercâmbio para criar um padrão de construção e sinalização. A maioria dos especialistas em trânsito defende a liberação e regulamentação das faixas elevadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), porque "há tendência que a legislação passe a reconhecer a travessia elevada, devido a eficiência que se demonstrou na prática diária das cidades", esclarece o terceiro secretário da Câmara.
EstaR
É do vereador Jairo Marcelino outro pedido de benfeitoria em via pública. Trata-se do alargamento da rua Francisco Zanicoti Sobrinho, também no Santa Cândida. O parlamentar faz a solicitação em nome de moradores. Para atender comerciantes, Jairo Marcelino encaminha documento à Urbs para estudos de viabilidade que permitam estacionamento privativo para farmácia e outras vagas de EstaR (Estacionamento Regulamentado) na rua Marechal Hermes, imediações do prédio Solar do Iguaçu. Naquele local, 16 empresas precisam urgentemente das vagas.
O terceiro secretário pede ainda mais iluminação para o Terminal do Boqueirão, considerando a falta de segurança e conforto para usuários do transporte coletivo. Jairo Marcelino intercede pelos inúmeros passageiros que utilizam este local à noite "e estão sem iluminação adequada". O pedido se estende ao estacionamento anexo ao terminal, também sem luminárias em número razoável para "assegurar tranquilidade aos usuários", conclui.