Segurança nas escolas traz Educação e Defesa Social à CMC nesta terça
Presidente da CMC, Marcelo Fachinello, e o líder do governo, Tico Kuzma, acertaram vinda de secretários ao plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Ataques a estudantes em Blumenau e São Paulo, neste ano, elevaram o nível de preocupação sobre a segurança das creches e escolas municipais na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em conversa com o Executivo, o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), e o líder do governo, Tico Kuzma (PSD), anunciaram que nesta terça-feira (11), às 10 horas, os secretários de Educação, Maria Silvia Bacila, e de Defesa Social, Péricles de Matos, virão ao plenário conversar com os parlamentares.
“É um tema que ganhou repercussão nacional, pela sua importância, e que deixa todos nós preocupados. Sem dúvida nenhuma, a cidade de Curitiba precisa estar atenta a essa situação. Atentos, nós, da Câmara Municipal, chamamos os secretários para discutir e para que os vereadores possam questioná-los sobre o que está sendo feito de forma preventiva, para que se evite qualquer tipo de situação parecida com a tragédia que aconteceu em Blumenau”, confirmou Fachinello.
“Eles vêm falar sobre o programa Conhecer Para Prevenir e sobre a inclusão das escolas municipais na Muralha Digital. Hoje, as 185 escolas já têm câmera de segurança e botão de pânico”, complementou Tico Kuzma, adiantando a pauta dos representantes do Executivo. Formas de prevenir novos ataques foram o principal tema do debate nesta segunda-feira de manhã, durante a sessão plenária da CMC.
Com o apoio de vários parlamentares, foi aprovada uma sugestão ao Executivo de implantar portas giratórias, com detector de metais, nas escolas e CMEIs de Curitiba (205.00114.2023). O plenário também endossou um pedido para que os profissionais da Educação tenham capacitação em primeiros socorros (205.00099.2023). Novas sugestões estão pautadas para serem votadas na terça (11) e quarta-feira (12) desta semana.
Reunião extraordinária
A segurança nas instituições de ensino de Curitiba, públicas e privadas, também será debatida pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. O colegiado marcou uma agenda extraordinária para esta quarta-feira (12), após a sessão plenária, para discutir como a CMC pode contribuir para a elaboração de políticas públicas com foco na proteção de alunos e profissionais que atuam nas escolas e centros de educação infantil da capital. A comissão é presidida por Marcos Vieira (PDT) e tem Professora Josete (PT) na vice-presidência. Também são membros: Amália Tortato (Novo), Nori Seto (PP) e Sidnei Toaldo (Patriota).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba