Segurança é prioridade da Secretaria de Trânsito
As diretrizes da nova Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) foram apresentadas aos vereadores, nesta quarta-feira (8), pelo secretário Marcelo Araújo. Atendendo convite do primeiro vice-presidente da Câmara Municipal em exercício, vereador Tico Kuzma (PSB), e do líder do prefeito, João do Suco (PSDB), Araújo explicou que a prioridade da Setran é a mobilidade segura nas ruas da cidade. Dentro desta proposta, o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) está entre as principais ações para 2012 no gerenciamento do trânsito. O sistema tem como objetivo a melhoria na segurança e no ordenamento do trânsito em Curitiba.
Conforme a explanação, a secretaria será parceira dos cidadãos e também de seus agente de trânsito na garantia da mobilidade eficiente e segura. “Buscamos aperfeiçoar o gerenciamento de trânsito em Curitiba, priorizando a segurança e investindo no aprimoramento pessoal e em tecnologia”. Desta maneira, o SIM incluirá obras, equipamentos e softwares na gestão da mobilidade. Um centro operacional vai fazer o monitoramento permanente, numa primeira etapa, nos 25 quilômetros de ruas que integram o Anel Viário. Os motoristas também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos.
Uma das novidades apresentadas pela pasta é a utilização de bicicletas pelos agentes de trânsito. Atualmente, a frota da Setran tem 76 veículos, entre carros, camionetes, motos, guinchos e, a partir de agora, contará também com a bicicleta na rotina volante dos agentes. “No dia 4 de janeiro, o prefeito sancionou a Lei da Mobilidade Urbana, que privilegia o transporte não motorizado e o transporte coletivo sobre o transporte motorizado e o transporte individual. Ou seja, quem optar pelo uso do transporte individual será incentivado a usar a bicicleta e quem optar por usar o transporte motorizado será estimulado a usar o transporte coletivo”, lembrou, acrescentando que a ideia é ouvir e debater as melhores alternativas para o trânsito. “É meta da pasta garantir a circulação de todos com segurança pelas ruas tanto de carro, quanto bicicletas, ônibus ou a pé", enfatizou o secretário.
Nos apartes os vereadores ressaltaram que é grande a expectativa de melhoria, principalmente com relação à segurança no trânsito. Os temas questionados pelos parlamentares, como multas de trânsito, utilização de semáforos sincronizados, radares, ciclovias, ciclofaixas, faixas exclusivas para ônibus e táxis, seguindo exemplo de São Paulo, calçadas, utilização de parquímetros, retirada das tartarugas nos cruzamentos, entre outros, foram amplamente debatidos.
Conforme a explanação, a secretaria será parceira dos cidadãos e também de seus agente de trânsito na garantia da mobilidade eficiente e segura. “Buscamos aperfeiçoar o gerenciamento de trânsito em Curitiba, priorizando a segurança e investindo no aprimoramento pessoal e em tecnologia”. Desta maneira, o SIM incluirá obras, equipamentos e softwares na gestão da mobilidade. Um centro operacional vai fazer o monitoramento permanente, numa primeira etapa, nos 25 quilômetros de ruas que integram o Anel Viário. Os motoristas também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos.
Uma das novidades apresentadas pela pasta é a utilização de bicicletas pelos agentes de trânsito. Atualmente, a frota da Setran tem 76 veículos, entre carros, camionetes, motos, guinchos e, a partir de agora, contará também com a bicicleta na rotina volante dos agentes. “No dia 4 de janeiro, o prefeito sancionou a Lei da Mobilidade Urbana, que privilegia o transporte não motorizado e o transporte coletivo sobre o transporte motorizado e o transporte individual. Ou seja, quem optar pelo uso do transporte individual será incentivado a usar a bicicleta e quem optar por usar o transporte motorizado será estimulado a usar o transporte coletivo”, lembrou, acrescentando que a ideia é ouvir e debater as melhores alternativas para o trânsito. “É meta da pasta garantir a circulação de todos com segurança pelas ruas tanto de carro, quanto bicicletas, ônibus ou a pé", enfatizou o secretário.
Nos apartes os vereadores ressaltaram que é grande a expectativa de melhoria, principalmente com relação à segurança no trânsito. Os temas questionados pelos parlamentares, como multas de trânsito, utilização de semáforos sincronizados, radares, ciclovias, ciclofaixas, faixas exclusivas para ônibus e táxis, seguindo exemplo de São Paulo, calçadas, utilização de parquímetros, retirada das tartarugas nos cruzamentos, entre outros, foram amplamente debatidos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba