Segurança do Trabalho: Câmara de Curitiba apoia campanha Abril Verde

por Maria Elvira Monteiro*, especial para a CMC — publicado 01/05/2024 08h00, última modificação 02/05/2024 08h37
Iluminação cênica do Palácio Rio Branco mostra apoio da Câmara de Curitiba a campanhas de conscientização
Segurança do Trabalho: Câmara de Curitiba apoia campanha Abril Verde

Destaque no mês, a Câmara de Curitiba foi iluminada em apoio ao Abril Verde. (Foto: Arquivo/CMC)

Dos dias 7 a 13 de abril, o Palácio Rio Branco foi iluminado na cor verde para demonstrar o apoio da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) à campanha internacional Abril Verde. Criada no ano de 2003, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Na CMC, a iluminação foi um pedido da Comissão Permanente de Prevenção a Acidentes Funcionais (Copraf).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques do primeiro semestre deste ano foram as iniciativas na área da saúde pública. Prédio histórico que abriga a CMC desde 1963, e onde são realizadas atualmente as sessões plenárias, o Palácio Rio Branco foi construído entre 1891 e 1895 (saiba mais).

Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Câmara de Curitiba

No mês de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A iniciativa de iluminar o Palácio Rio Branco de azul, que é a cor símbolo da campanha, foi do vereador Pier Petruzziello (PP). Para ele, essa data dever ser de celebração da neurodiversidade, mas também de reflexão sobre os obstáculos para inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no dia a dia. “[O TEA] não pode ser encarado como algo feliz o tempo inteiro, porque não é assim na prática”, diz Petruzziello. 

O TEA é caracterizado por uma dificuldade na comunicação verbal e não verbal, interferindo na socialização e no comportamento, com interesse restrito ou hiperfoco, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), além de movimentos repetitivos e dificuldade de aprendizagem. A palavra “espectro” é usada porque são vários os subtipos do transtorno.

Câmara de Curitiba celebra 150 anos da Imigração Italiana

Em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, a Câmara de Curitiba prestou homenagem à contribuição dos italianos para a construção da cidade. Por iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (PRD), uma sessão solene realizada em 16 de abril destacou a importância dos italianos, ressaltando a formação de colônias agrícolas e sua presença marcante em diversos bairros e cidades da região metropolitana.

Durante o evento, a Câmara de Curitiba foi iluminada com as cores verde, branco e vermelho, simbolizando a bandeira italiana. A sessão proporcionou uma reflexão sobre o legado deixado pelos imigrantes italianos, que desempenharam um papel fundamental na construção da identidade cultural e econômica de Curitiba e do Paraná.

Com iluminação vermelha, CMC alerta para doenças do sangue

Atendendo pedido da sociedade civil, a Mesa Diretora da CMC iluminou seu prédio histórico, de 17 a 21 de abril, com a cor vermelha. Nessa semana, é lembrado o Dia Internacional do Hemofílico, que é uma condição genética rara, caracterizada por problemas de coagulação do sangue. A data é uma oportunidade para destacar a importância do diagnóstico precoce, o acesso a cuidados médicos especializados e o apoio contínuo para pacientes e suas famílias.

Sociedade civil pode sugerir campanhas para iluminação do Palácio Rio Branco

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico da CMC precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados. No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana. 

 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques