Segurança de estudantes é prioridade de vereador

por Assessoria Comunicação publicado 15/04/2009 20h00, última modificação 23/06/2021 11h34
A colocação de um  guarda municipal em frente ao Colégio Adventista  de Santa Cândida, na rua Fernando de Noronha, é uma das prioridades que encabeçam a lista do vereador Jairo Marcelino (PDT) para inclusão no Orçamento 2010.  O parlamentar participou das primeiras audiências públicas que a prefeitura vem promovendo nas  Ruas da  Cidadania.  Na Regional do Boa Vista,  discutiu, junto com a comunidade, equipe de técnicos de todas as secretarias municipais e o secretário de Governo, Rui Hara, outras necessidades de melhoria de vida.
A implantação de um posto avançado da Guarda Municipal no Bacacheri e a revitalização do parque foram algumas das demais prioridades relacionadas por Jairo Marcelino, que também  pediu um semáforo para a esquina da avenida Anita Garibaldi com David Bodziak, Cachoeira. Para o Santa Cândida solicitou a finalização da pavimentação de antipó na rua Dr. Francisco Natel de Camargo. Pavimentação, inclusive, está no rol de sugestões apresentadas pelos moradores, que abordaram questões de segurança, transporte coletivo, trânsito e revitalização de rios.
O trecho da rua Manoel de Souza Dias Negrão, entre Valdomiro Silveira e Vicente Geronasso, Boa Vista, foi citado como obra necessária para compor o planejamento  deste setor, assim como a revitalização das ruas Van Gogh  e Cláudio Chatagnier, no Bacacheri.
Orçamento
Esta é a primeira fase de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), indicando as  prioridades de investimento  para o Orçamento 2010. A segunda fase acontece na Câmara de Vereadores, a partir de maio, com votações até a metade do ano. A Lei Complementar Federal 101/2000 estabeleceu a realização de consultas e debates públicos, para tornar o processo de construção dos orçamentos públicos mais democrático, em cumprimento  ao artigo  165 da Constituição Federal.
Cada vereador escolhe com a comunidade quais serão as obras mais necessárias, para incluí-las como emendas na segunda fase.  Jairo Marcelino acompanha o processo desde o início, para “garantir melhor atendimento às reivindicações da população.”
É  expectativa  que o número de sugestões da população aumente ainda mais neste ano. Em 2008, foi 26% maior que no ano anterior.