Secretário presta contas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 19/05/2005 17h55, última modificação 24/05/2021 16h12
A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta em 2005 manter a qualidade dos serviços prestados à população curitibana, ampliando algumas ações consideradas importantes à prevenção da saúde pública, dentro dos mais de 20 programas disponíveis nas unidades de saúde. Essa expectativa de trabalho foi repassada aos vereadores, na Câmara Municipal, pelo secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, na primeira audiência pública do ano, realizada durante o horário da sessão plenária desta quarta-feira (18).
Acompanhado de uma equipe de técnicos, Caputo Neto apresentou relatório detalhado sobre as contas dos últimos dois trimestres de 2004 e primeiro trimestre de 2005. A chefe do núcleo financeiro, Mariete Afonso de Mello, fez o demonstrativo das contas de 2004. O secretário encarregou-se de fazer o detalhamento sobre cada um dos programas que serão mantidos este ano, com destaque para o gerenciamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 192), que registrou, neste primeiro trimestre, mais de 13 mil atendimentos com ambulâncias e 23.292 consultas via telefone, sendo 82% para a população da capital.
Um dos números mais significativos apresentados por Caputo Neto está relacionado com a central de marcação de consultas especializadas. Em 2003, quando foi implantada, atendeu a 793.347 consultas e exames agendados. Em 2004, pulou para 954.642, incluindo um percentual de 23,5% da Região Metropolitana e, no primeiro trimestre de 2005, acusa 145.935 atendimentos, com um percentual de 22% da RMC.
Na relação de novas ações, a SMS abriu o ano com o lançamento do Programa Adolescente Saudável, que envolve saúde e prevenção nas escolas. O programa utiliza um ônibus com equipamento e pessoal treinado para a abordagem de diversos temas.
Destaques
A implantação do 9º Distrito Sanitário na CIC figura como um dos principais destaques da nova administração Richa, que tem a saúde como prioridade. Neste primeiro trimestre foram inauguradas quatro unidades de saúde, na Vila Esperança, Aurora, Jardim Paranaense e João Cândido. Foram lançados dois ônibus para os programas Adolescente Saudável e Cárie Zero e inaugurada a 5ª Residência Terapêutica, durante as comemorações do aniversário da cidade.
O Farmácia Curitibana já forneceu mais de 38 mil medicamentos, com predominância para atendimento à 3ª idade.
Líderes
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), gostou da audiência, afirmando que “mais uma vez o secretário Caputo Neto mostra sua competência com um quadro de avanços na área da saúde municipal, ampliando serviços e garantindo atendimento de qualidade para a população curitibana, dentro da orientação do prefeito Beto Richa, que tem na saúde uma de suas prioridades”.
Para o líder da oposição, André Passos (PT), o secretário demonstra acerto em firmar parcerias, referindo-se ao governo federal. Passos lembrou do exemplo do SAMU, “que está salvando vidas. Já o programa de saúde bucal, que será implantado na cidade, também é uma iniciativa acertada com o Ministério da Saúde, pelo programa Brasil Sorridente, que trará recursos para Curitiba”.