Secretário fala sobre investimentos para Copa

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2011 20h10, última modificação 11/08/2021 11h45
“Copa deve girar 183 bilhões de dólares no Brasil”. A informação é do secretário Especial para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, que falou sobre os investimentos e avanços do estado para o Mundial. A explanação aconteceu na tarde desta terça-feira (20), na Câmara de Curitiba, atendendo requerimento de diversos vereadores. O secretario explicou que, na avaliação do Ministério do Esporte, o impacto econômico positivo será na ordem de 105 bilhões de dólares, sendo 26% diretos e 74%, indiretos. De acordo com a apresentação, a previsão é de 700 mil empregos até 2014, sendo 400 mil permanentes e 300 mil temporários. “Estudos do Sebrae (FGV) apontam para 448 atividades a serem exploradas por pequenas e médias empresas até a Copa de 2014”.
O vereador Pedro Paulo (PT), presidente da Comissão da Copa na Casa, fez a saudação, destacando que “a Copa está acima de qualquer divergência partidária”. O parlamentar sintetizou parte dos trabalhos realizados pela comissão, lembrando que o objetivo “é contribuir para que Curitiba seja uma das melhores se não a melhor sede do mundial”. Ele adiantou que no próximo dia 29, às 19h, na Regional do Cajuru, acontecerá a sexta audiência pública da Copa.
Tanto Mario Celso quanto Pedro Paulo listaram os benefícios e legados que o evento deixará às futuras gerações. Entre eles, o fortalecimento do orgulho cívico, reforçando o sentimento de patriotismo; geração de empregos e impostos, visibilidade internacional, aumento do fluxo de turistas, ampliação do turismo interno, obras de infraestrutura, novas arenas multiuso. “A vinda do Mundial abre enormes janelas de oportunidades. É realmente a possibilidade de criação de novas oportunidades”, avaliou Mario Celso.
Obras
Com relação às inúmeras obras necessárias para a realização do evento, Mario Celso explicou que “o estado do Paraná está rigorosamente dentro das exigências da Fifa”. Disse ainda que “fomos indicados em 2009. Leva seis meses para concluir o processo licitatório e mais seis para finalizar a execução dos projetos”, informou, comprovando que a situação está sob controle, “diferentemente do que muitos pensam e divulgam”.
Ao falar dos estádios pelo Brasil, o secretário reiterou que a escolha em Curitiba pelo Estádio da Arena da Baixada aconteceu pelo fato de, na época, o clube ter se colocado à disposição para fazer a parceria. A expectativa é de que, até o final de 2012, as obras sejam concluídas, possibilitando que seja inaugurado o novo espaço em 2013, no aniversário da cidade, em março. O estádio terá capacidade para 42 mil lugares e o custo da de R$ 180 milhões. Já o investimento no Maracanã, maior estádio do país, no Rio de Janeiro,  que terá capacidade para 80 mil lugares, conforme a apresentação, será de R$ 860 milhões.
PAC da Copa
Entre os o projetos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014, Mario Celso citou o corredor aeroporto/rodoferroviária - Novo eixo ligando com a Rodoferroviária e Avenida Affonso Camargo; corredor Avenida Cândido de Abreu - Pista de circulação de veículos com o calçadão e paisagismo na parte central; a requalificação da Avenida Marechal Floriano Peixoto - extensão da avenida até o município de São José dos Pinhais; reforma e ampliação do terminal do Santa Cândida - Integração, com o mesmo custo da passagem; extensão da Linha Verde Sul - Integração com o município de Fazenda Rio Grande; reforma da rodoferroviária e acessos; Sistema Integrado de Monitoramento – SIM - melhoria da locomoção das pessoas e do sistema viário e de transporte público, e o Corredor Metropolitano
Tributos
A lei de isenção tributária do Congresso Nacional, segundo Mario Celso, atinge as 12 cidades-sedes. “Serão arrecadados 9,71 bilhões de dólares, sendo 6,12 bilhões, 66%, de tributos federais. Isto significa 33 vezes a isenção tributária para o evento, que deve girar em 288 milhões de dólares”, enfatizou.
Qualificação Profissional
Para realização do Mundial em 2014, o Ministério do Turismo investirá em programas como o Olá! Turista e Bem Receber Copa. Para isso, contará com a parceria da Fecomércio, Senac, Sebrae, Abrasel, Fundação Roberto Maarinho, ABIH Nacional, Sindehotéis, Agência de Desenvolvimento, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança e outros. “Já temos 18 mil voluntários escritos”.
Segurança
Para garantir a segurança, o evento contará com a ação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Científica.
Calendário
Mario Celso informou, ainda,  que o treinamento dos voluntários, cerca de 18 mil, acontecerá em 2012, assim como a implantação do escritório do Comitê Organizador Local (COL) em Curitiba e o lançamento do mascote das confederações.     Para 2013, está prevista a entrega dos estádios para operador da Fifa, a divulgação dos 18 mil voluntários, escolha dos locais concentração pelas seleções, entrega das estruturas temporárias, seminário dos árbitros, além da realização da Copa das Confederações de 15 a 30 de junho e o lançamento da música e do pôster Copa do Mundo. E, finalmente, em 2014 deverá acontecer, nos meses de fevereiro e março, os seminários nas 12 cidades-sedes; em junho, o Congresso Fifa e, dia 12 de junho, abertura oficial. O evento deverá encerrar as atividades em 13 de julho.